Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 01:16

SALVE VIDAS!

UCT de Sinop está precisando de sangue para reposição do estoque

29 de Setembro de 2021 ás 12h 18min, por Karoline Kuhn
Foto por DIVULGAÇÃO

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT) está precisando de doação de sangue dos tipos sanguíneos A positivo e negativo e, também, O positivo e negativo para reposição do banco de estoque do município.  As coletas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. O atendimento também pode ser agendado pelos telefones (66) 9 9292-2634 e (66) 3531-7325.

Todas as pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 à 60 anos, com peso superior a 50 quilos, podem fazer a doação. É importante, também, que a pessoa esteja descansada, alimentada (evitando alimentos gordurosos ou muito doces) e que não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação.

As pessoas que contraíram a infecção por Covid-19, também podem doar, mas somente a partir do 30º dia após o fim dos sintomas em casos leves ou quando assintomáticos. Nos casos de infecção grave, que resultaram em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após recuperação.

Já em relação aos vacinados contra Covid-19, é necessário aguardar sete dias (da primeira ou da segunda dose) para fazer a doação.

Para doar, é necessário comparecer à unidade portando documento oficial com foto,  Cartão SUS e endereço com CEP.   A UCT fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional.

VOCÊ SABIA? – As informações são do Ministério da Saúde:

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Homens podem doar até quatro vezes ao ano (de 2 em 2 meses) e, mulheres, até três doações (de 3 em 3 meses).