Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Junho de 2024 - 02:25

VACINA CONTRA A DENGUE

Sinop disponível vacina contra a dengue em UBS

08 de Maio de 2024 ás 10h 28min, por VISÃO NOTÍCIAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sinop está intensificando suas ações de combate à dengue, disponibilizando a vacina nas salas de vacinação do município. O foco está em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, visando prevenir e controlar a disseminação da doença.

A vacinação contra a dengue é reconhecida como uma estratégia eficaz para reduzir tanto a incidência quanto a gravidade da doença. Com 201 casos registrados somente entre janeiro e abril deste ano, a necessidade dessa medida é clara.

Para alcançar a meta de vacinação em Sinop, onde 13.459 indivíduos devem ser imunizados, o município já recebeu 25% das doses necessárias. As vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação das UBS's de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, bem como nos CIA's André Maggi e Jacarandás, também de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30, sem intervalo.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. Para indivíduos com diagnóstico positivo ou histórico de dengue, recomenda-se um intervalo de seis meses entre as doses. É importante ressaltar que a vacina contra a dengue não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas. Caso seja necessário receber vacinas contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral, deve-se aguardar um período de 30 dias após a aplicação da vacina contra a dengue. Além disso, gestantes e lactantes não devem receber a vacinação contra a dengue.