Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 05:25

LIBERAÇÃO DA MÁSCARA

SES diz que medida de Stopa incentiva população ao descuido

23 de Novembro de 2021 ás 11h 12min, por CÍNTIA BORGES
Foto por Marcos Lopes/ALMT

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo reprovou a decisão do prefeito em exercício José Roberto Stopa (PV) de desobrigar a utilização de máscaras faciais em ambientes abertos na Capital.

O uso de máscaras é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a propagação da pandemia da Covid-19.

“O grande problema nesse momento é que essas flexibilizações começam a estimular a população como se a pandemia tivesse acabado. Eu vejo com preocupação”, afirmou o secretário.

“O gestor tem autonomia para definir, e em áreas externas, não tem grande complicações”, completou.

 

O uso de máscaras em locais abertos foi liberado desde sexta-feira (19). Stopa alegou que a decisão considera os resultados da campanha de vacinação na Capital. O esquema vacinal completo (primeira e segunda dose ou dose única) chega a 76,8%.

Já para pessoas de 12 a 17 anos, o percentual atingido é de 66% de adolescentes vacinados (de um total de 54 mil pessoas).

Figueiredo apontou que os números de imunizados em Cuiabá não é recomendado para a desobrigação do uso do equipamento de proteção.

“Nós ainda não atingimos a meta de imunizar 90% da população. Existem sinais do aumento dos números da pandemia em outros países, e é preciso prudência”, afirmou.

Avaliação em dezembro

O secretário de Saúde ainda afirmou que, no âmbito estadual, a obrigatoriedade do uso de máscaras será analisado em dezembro deste ano – sem data exata.

“Em dezembro faremos uma avaliação. e nós recomendamos a população em manter medidas não farmacológicas que já ha comprovação cientifica que são eficazes e reduzem de forma substancial a propagação da Covid”, disse.