Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 04 de Março de 2024 - 06:18

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum emite alerta e recomenda cuidados com a Covid

31 de Janeiro de 2024 ás 10h 25min, por Gilmar Alves | Tiago Franz
Foto por ASSESSORIA

A Secretaria de Saúde de Nova Mutum está emitindo um alerta à população sobre o aumento dos casos de Covid-19 e a importância de tomar precauções para evitar a propagação do vírus. Entre 01 e 28 de janeiro, Nova Mutum confirmou 84 casos de Covid-19, com um total de 402 casos notificados até o momento e três pessoas hospitalizadas.

Infelizmente, após um longo período sem mortes por Covid-19 em Nova Mutum, um óbito foi registrado no dia 18. A Secretaria de Saúde aconselha que qualquer pessoa que apresente sintomas gripais deve usar máscara e manter as mãos limpas através da higienização constante.

A higienização das mãos e? uma das medidas mais efetivas na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. Pode ser realizada com álcool 70% ou água e sabão.

Consequentemente, a higienização das mãos e? extremamente importante para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19. Ela também interrompe a transmissão de outros vírus e bactérias que causam resfriado comum, gripe e pneumonia, reduzindo assim o impacto geral da doença.

A secretária de Saúde, Sônia Ávila, recomenda a etiqueta respiratória, a qual consiste num conjunto de medidas que devem ser adotadas para evitar e reduzir a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório. “Esta medida ajuda a evitar possível contaminação de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente. Precisamos cuidar de todas as formas para que o próximo não seja afetado pelo vírus”, ressaltou.

A etiqueta respiratória consiste nas seguintes ações:

  •  Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos, ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.
  •  Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.
  •  Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  •  Evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara.
  •  Não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada.