Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 04 de Março de 2024 - 08:32

SAÚDE

Secretaria de Saúde em Nova Mutum inicia novo grupo de apoio para combater o tabagismo

02 de Fevereiro de 2024 ás 09h 27min, por Gilmar Alves | Tiago Franz
Foto por Vinícius Fantinel

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum está empenhada em conscientizar a população sobre os danos causados pela dependência do tabaco. Como parte desse compromisso, a secretaria iniciou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, no PSF Araras (Centro), um novo grupo de apoio voltado a combater o tabagismo. Essa iniciativa visa oferecer suporte e orientação para aqueles que desejam superar o vício do tabaco, promovendo assim um estilo de vida mais saudável e livre do cigarro.

Em Nova Mutum, essa rede está organizada seguindo a lógica de descentralização do SUS. A cidade desenvolve ações voltadas para o tratamento do tabagismo através do Grupo Superação. A equipe é composta por profissionais médicos, que desenvolvem as ações para o cuidado da pessoa tabagista.

O Grupo Superação iniciou as atividades há mais de três anos. Desde então, muitas pessoas já conseguiram parar de fumar. O tratamento no SUS é gratuito e inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa junto à abordagem intensiva.

Cada grupo tem acompanhamento durante um ano, sendo quatro encontros semanais, dois quinzenais e, posteriormente, um encontro por mês, até completar um ano.

Para a coordenadora do programa em Nova Mutum, Dra. Andressa Fabrizio, parar de fumar sempre traz benefícios em qualquer momento da vida. “Mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame, a qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Essa é uma grande oportunidade para quem deseja parar de fumar e precisa de apoio”, enfatiza.

Próximo Grupo

O próximo grupo iniciará no dia 04/04/2024, sempre às quintas-feiras, às 18h, ao lado da Caixa Econômica.