Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 19:42

TRANSMISSÃO E CONTÁGIO

Secretária reforça importância da vacinação contra Covid-19 para retomada dos trabalhos

08 de Outubro de 2021 ás 11h 47min, por Karoline Kuhn
Foto por ASSESSORIA

Com uma ação específica de vacinação em primeira dose contra Covid-19 programada para este sábado (09/10) em Sinop, a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo, reforça a importância de estar imunizado contra a doença. “Quanto mais aumenta o número de pessoas vacinadas, diminui o risco de contaminação. Quem ainda não tomou a primeira dose, é importante estar imunizado porque hoje nós necessitamos da vacina para dar andamento nas nossas vidas”, destacou.

O andamento da vacinação reflete diretamente no cenário da pandemia em Sinop, que está classificada como risco baixo de contágio e transmissão da doença desde o último dia 21 de setembro, conforme a atualização feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que considera a média móvel de casos ativos nos últimos 14 dias. Anteriormente, o município foi classificado como risco moderado em 29 de junho, permanecendo assim até a mais recente atualização.

Dados do Ministério da Saúde apontam que desde o início do processo de imunização contra a Covid-19 no município, foram aplicadas 153,4 mil doses de imunizantes. Deste total, 99,6 mil correspondem a primeira dose e outros 53,5 mil a segunda ou dose única. Já as doses de reforços (processo de aplicação iniciado recentemente para idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas) somam 223 aplicações.

A mobilização deste sábado é destinada para jovens a partir de 12 anos e adultos que, por algum motivo, ainda não receberam a primeira dose de um dos imunizantes contra a Covid-19. “Então é importantíssimo que as pessoas acessem o site da Prefeitura e façam o agendamento”, enfatizou Daniela. O agendamento pode ser feito diretamente no site da Prefeitura de Sinop ou pelo link https://vacina.sinop.mt.gov.br/.

No dia agendado, é importante apresentação dos documentos pessoais, cartão de vacinação e o cartão SUS. Em caso de menores, é obrigatório o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

SEGUNDA DOSE

As pessoas que receberam imunizantes de duas etapas (Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer) devem ficar atentas quanto a data de retorno para receber a segunda dose. No dia anotado no cartão de vacinas, é importante que a pessoa vá até alguma unidade de vacinação com os documentos pessoais, CPF, Cartão SUS e o cartão de vacinação.  A aplicação de segunda dose ocorre, no sistema livre demanda, de segunda à sexta-feira, nos seguintes locais:

Centro Integrado de Atendimento Jacarandás, das 6h às 18h;

UBS Primaveras, das 17h às 20h;

UBS Maria Vindilina II, das 17h às 20h;

Clube dos Idosos Dom Henrique (ao lado do Hospital Regional de Sinop), de segunda à sexta-feira, exceto nas quintas, das 8h às 17h.

Os intervalos de aplicação são de 12 semanas para AstraZeneca/Oxford, de 14 a 28 dias para Coronavac e, oito semanas para Pfizer.

O cenário da pandemia em Sinop pode ser acompanhado, diariamente, pelo site da Prefeitura de Sinop, onde o boletim diário está disponibilizado pelo link https://www.sinop.mt.gov.br/Covid-19/Boletim-epidemiologico.

#Saúde