Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 15:32

SAÚDE

Prefeitura de Sinop lançou hoje campanha contra a dengue

30 de Setembro de 2021 ás 12h 37min, por EDER SEGER /VISÃO NOTÍCIAS
Foto por ASSESSORIA

Com o retorno das chuvas a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto “Seja um Agente em Sua Casa”. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (30) no pátio da igreja São Cristóvão. A campanha é para combater a dengue no município e conscientizar o morador quando ao risco que a doença traz.

Alunos, moradores, agentes de endemias e autoridades estiveram presentes no lançamento oficial que deu o “Star” no bairro São Cristóvão.

Segundo a secretaria de saúde, Daniela Galhardo, a campanha é para orientar a população a realizar a limpeza dos quintais periodicamente. “Esse projeto é de suma importância para a prevenção da dengue, da zica vírus e chikungunya. Por que o projeto chama “Seja um Agente em Sua Casa”? Por que você mesmo pode fiscalizar o seu quintal”, disse Galhardo.

A secretaria de obras também é parceira do mutirão que deve atingir pelo menos trinta bairros em Sinop. A pasta estará colocando à disposição maquinários como pá-carregadeira, caçambas para a coleta de materiais.

“Pedimos que a população atenda o pedido da prefeitura. Vamos deixar as caçambas e caso precise trocar vai ter uma pessoa fiscalizando e não precisa ter muita pressa que vamos manter o projeto por cerca de 60 dias”, concluiu o secretário Remídio Kuntz.

Na segunda etapa os bairros a serem atendidos são; Setor Comercial, Jd. Primaveras, Industrial Norte, Camping Clube, Jardim do Ouro e Chácaras Planalto. Já os bairros Jardim Violetas, Oliveiras, Boa Esperança, Maria Vindilina serão atendidos na terceira etapa.

Segundo o boletim epidemiológico do Estado de Mato Grosso foram registrados no ano de 2020 o total de 46.388 casos registrados em todo o Estado. Em Sinop foram 8.625 casos e atingiu o risco alto para a doença. No mesmo ano o município sinopense registrou quatro casos de óbitos em decorrência a dengue.

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde em Sinop, apontam preliminarmente que de janeiro até agosto deste ano, agentes de combate a endemias já realizaram pouco mais de 79,5 mil vistorias.

No mesmo período, cerca de 2,4 mil casos da doença foram notificados no município, no entanto, apenas 931 acabaram confirmados até agosto. Nenhum óbito pela doença foi registrado.