Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 10:22

SAÚDE

Mutirão contra câncer termina amanhã; Consultas são gratuitas e podem identificar doença

19 de Maio de 2022 ás 08h 08min, por Karoline Kuhn
Foto por ASSESSORIA

O mutirão de atendimentos para prevenção ao câncer, iniciado na segunda-feira (16) no Centro de Especialidades Médicas (CEM), a partir da parceria entre Prefeitura de Sinop e Hospital de Câncer de Mato Grosso, termina amanhã (20) e está resultando em elogios por parte dos pacientes.  É o caso de Dalva Sobral, 44 anos, que procurou atendimento para tirar dúvidas sobre o exame de mamografia já feito. “Para mim [a consulta] foi muita boa, porque eu tinha feito a mamografia e estava com um pouco de receio [do resultado]”. Ao final da consulta, Dalva foi só sorrisos com o resultado e deixou o recado para população: “A campanha é muito boa, fui atendida rápido, então, assim, que todas as pessoas que pudessem vir participar. É muito bom”, destacou. 

Outra moradora que não perdeu a oportunidade de ir até o Centro de Especialidades Médicas para receber atendimento Fabiana da Silva Schmidt Leite, 34 anos. “[Campanha] Nota 10, foi muito ágil. O médico atende a gente com muito carinho. Eu recomendo para quem ainda não veio, vem porque vale a pena, está sendo muito rápido. Eu aproveitei a oportunidade porque estava com algumas dúvidas. Para essas coisas, a gente que é mulher, não pode deixar passar”, destacou.  Fabiana ainda terá alguns exames para fazer, mas está confiante. “Foi passado uns examezinhos que acredito se ágil e vai dar tudo certo”. 

A campanha de prevenção ao câncer começou na segunda-feira, com a oferta de consultas para identificação de cânceres de mama, próstata, pele e de boca, além de realizar, também, a coleta de exame citopatológico (Papanicolau).  Somente no primeiro dia, foram pouco mais de 300 atendimentos entre as áreas. 

“É uma preocupação do nosso prefeito Roberto Dorner em oferecer sempre bons serviços para nossa população e estamos muito contentes com essa campanha e com participação da população. Lembrando que são 500 vagas por dia previstas e ainda há disponibilidade até sexta. O interessado pode estar procurando as nossas unidades de saúde ou pode estar vindo direto no Centro de Especialidades Médicas que a nossa equipe faz todo acolhimento”, destacou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo. 

Os atendimentos estão sendo feitos por médicos do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Os moradores que tiverem casos de câncer identificados ou suspeitos e que precisarão de encaminhamento para tratamento, já sairão com atendimentos devidamente regulados para a unidade, em Cuiabá. “Nosso objetivo aqui é tentar fazer o atendimento mais precoce possível do câncer, para garantir a cura desse paciente. Para que ele não chegue no hospital com um estágio mais avançado”, detalhou o diretor técnico do hospital, Diogo Leite Sampaio.