Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 07:36

NOVEMBRO AZUL

Horário especial de atendimentos em UBS’s termina hoje; diretora destaca participação

30 de Novembro de 2021 ás 14h 43min, por Karoline Kuhn
Foto por ASSESSORIA

A ação especial de atendimento aos homens nas Unidades Básicas de Saúde, em alusão ao Novembro Azul, termina hoje (30) em Sinop e a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde destaca a participação da população. “Estamos trabalhando o mês inteiro de novembro com ênfase na saúde do homem e hoje é o último dia de expediente estendido. A procura está boa. Ontem [29] andamos por várias unidades de saúde, fazendo uma visitação. Algumas unidades bem movimentadas, em outras um pouco menos, mas, deixo aqui meu convite aos homens para estarem comparecendo das unidades”, destacou, Juliana Rosinke.

Entre ontem e hoje, além do horário normal de atendimento, as UBS’s seguem com expediente entre 18h e 22h, exclusivamente para os homens que queiram passar por uma checagem e atualizar seus exames. Estão sendo ofertados os seguintes serviços: exames para identificação de Hepatite B e C, HIV e Sífilis, atualização do Cartão SUS e, também, atualização das informações dos beneficiários do programa Bolsa Família (Auxílio Brasil).

Em algumas unidades, há ainda serviços extras. É o caso da UBS Primaveras, onde ontem (29), a população presente pode acompanhar uma pequena palestra sobre a saúde do homem e o Novembro Azul. As orientações foram repassadas por acadêmicos de cursos da área da saúde de instituições de ensinos superiores do município.

Os atendimentos estão ocorrendo no sistema livre demanda em todas as UBS’s do município, exceto nas unidades Ibirapuera, onde no período noturno funciona como Upinha, e Paraíso, onde é ponto de coleta de exames contra Covid-19. A orientação é o munícipe procurar a unidade de referência do bairro onde mora ou a mais próxima.  Confira, abaixo, a relação de unidades que participam da campanha:

UBS Alto da Glória;

UBS América;

UBS Boa Esperança;

UBS Botânico;

UBS Camping Club;

UBS Nações;

UBS Gente Feliz;

UBS Jacarandás;

UBS Vitória Régia;

UBS Maria Vindilina II;

UBS Maria Vindilina;

UBS Violetas;

UBS Oliveiras;

UBS Palmeiras;

UBS Primaveras;

UBS Cidade Jardim;

UBS Sabrina;

UBS São Cristóvão;

UBS São Francisco;

UBS Sebastião de Matos;

NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul  é o mês dedicado ao combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre homens e que  é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).