Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 12 de Setembro de 2025 - 12:07

SAÚDE

Em três dias, UPA em Sorriso registra mais de 1,2 mil atendimentos

16 de Março de 2023 ás 10h 03min, por DA REDAÇÃO

Mais de 1,2 mil atendimentos em três dias – 1.205, precisamente. Esses são os dados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava relativos ao início desta semana. Na segunda-feira, 13 de março, foram registrados 399 atendimentos; na terça, 14, foram 382 registros e na quarta-feira, 15, 424 pessoas procuraram e foram atendidas na UPA. “Dá uma média diária de mais de 400 atendimentos/dia”, pontua o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Luis Fábio pontua que dentre o total de atendimentos, mais de 50% são de situações de baixa complexidade. Dentre os registros de emergência que envolvem acidentados, pessoas em paradas cardíacas e demais situações de risco de vida, foram 95 registros durante os três dias. Estas são situações extremas em que os pacientes chegam com risco de vida eminente e o atendimento precisa ser ágil e rápido.

Segundo o secretário, atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas. E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de UBSs.

“Pedimos desse auxílio da população de buscar apoio nas UBSs em casos menos graves”, reforça Luis Fábio. “Hoje, por exemplo, além de todo o atendimento de rotina, a nossa UPA está com 20 pacientes internados aguardando vagas para hospitais, que, de acordo com a regulação do Estado também estão com leitos lotados”, explica. E enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA.

Contudo, reforça o gestor, sempre que o atendimento envolver situações de emergência/urgência, o recomendado é correr para a UPA. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.