Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 12 de Julho de 2024 - 09:06

SELETIVO

Empossados novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Sinop

09 de Julho de 2024 ás 08h 00min, por DA REDAÇÃO
Foto por DIVULGAÇÃO

Nesta manhã (08), a Prefeitura de Sinop empossou 14 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Foi a segunda etapa de posse, no mês passado foram empossados 51, e ainda serão convocados mais 16 para completar o quadro, totalizando 191 ACS. 

O ACS é o profissional que compõem a equipe multiprofissional nos serviços da atenção primaria de saúde, onde desenvolve um papel importante na promoção e prevenção de doenças. É ele quem adentra as casas, faz cadastramento das pessoas em situação de maior vulnerabilidade, um elo entre a comunidade e as unidades de saúde. 

Com os ACS nas ruas é possível mapear melhor a cidade e identificar onde há maior vulnerabilidade, que são os acamados, hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças crônicas que precisam de acompanhamento e mais cuidadoso.  E com os dados em mãos é possível montar uma estratégia de trabalho. 

Durante a solenidade de posse os novos ACS receberam um kit EPI (Equipamento de Proteção Individual), composto por camisa com proteção solar, chapéu e protetor solar. E foi realizada ainda a entrega de mochila para todos os 165 agentes, o acessório irá facilitar os trabalhos em campo. 

O processo seletivo segue criteriosamente as normas do processo. Na primeira convocação de 81 candidatos apenas 51 estavam aptos, e agora na segunda chamada dos 30 convocados, 14 foram empossados. Uma nova convocação será realizada onde todos passarão pelo processo de verificação, que inclui morar na área de abrangência e participar do curso de formação inicial de 40 horas.