Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 15:30

PROJETO SOCIAL

Alunos da educação municipal recebem óculos doados pelo projeto “De Olho no Futuro”

30 de Novembro de 2021 ás 14h 42min, por Ana Rodrigues
Foto por ASSESSORIA

A Prefeitura de Sinop, por intermédio da secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com o Hospital Dois Pinheiros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop e o Rotary Club Sinop Teles Pires, entregou na manhã desta terça-feira (30), na sede da Câmara de Vereadores, mais de 100 óculos de grau para alunos de 18 unidades escolares da rede municipal de educação, através da 6º Edição do Projeto De Olho No Futuro.

Na companhia dos pais, professores e diretores, os alunos receberam os óculos e as orientações quanto aos cuidados periódicos que devem ser tomados. As Instruções foram recebidas com muita atenção e alegria pelos alunos, conforme destaca a pequena Agatha Caroline, aluna da EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida. “Eu estou muito feliz porque agora vou enxergar melhor, vai ser mais fácil para fazer minhas tarefas”, comentou a aluna no 1º ano.

O projeto atende, especialmente, alunos dos primeiros anos, pois é nessa idade que os problemas de visão começam a afetar o desenvolvimento escolar e o aprendizado de modo geral. Muitas vezes, a criança não tem discernimento suficiente para manifestar dificuldades e, com isso, o atraso no diagnóstico pode causar maiores danos. “Todos os exames oftalmológicos são feitos pela equipe do Hospital Dois Pinheiros. Quando há necessidade de cirurgias, tratamentos e intervenções, também são realizadas pelo Dois Pinheiros. Os óculos são doados pelo Rotary e os exames de triagem são feitos pela UFMT”, destaca Douglas Yanai, médico oftalmologista, diretor técnico do Hospital Dois Pinheiros e professor de Medicina da UFMT-Sinop. Além de Yanai, atuou na criação do projeto o professor e Vereador Mário Sugizaki, da UFMT-Sinop.

Feliz com a iniciativa do projeto, o prefeito Roberto Dorner, destacou a importância. “Para mim é uma alegria poder participar de um projeto tão bonito e importante para os alunos das escolas municipais. Os idealizadores desta ação estão de parabéns pelo belíssimo trabalho, eles estão dando mais que óculos de grau, eles estão oferecendo a oportunidade dessas crianças terem uma melhor qualidade de vida, iniciando pelo desenvolvimento dentro das salas de aulas, que, com certeza, é o mais afetado quando as crianças têm dificuldades visuais”, comentou.

A ação, que ganhou um formato diferente em 2021, devido a pandemia da Covid-19, atendeu 2.500 crianças do 1° ano do ensino fundamental de escolas públicas, na faixa etária entre seis a sete anos. Foram 4 mutirões, para realizar exames com oftalmologistas, no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e mais de 18 escolas públicas municipais triadas, pelos acadêmicos e professores de áreas da saúde da UFMT. No total, mais de 12 mil crianças já foram beneficiadas pelo De Olho no Futuro, somando todas as edições.

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, destaca a importância do projeto, que tem por objetivo identificar possíveis dificuldades visuais apresentadas e, assim, evitar que o problema cause um baixo rendimento escolar dos alunos, auxiliando as famílias com o exame, confecção e doação dos óculos. “Estou muito feliz, pois essa doação vai possibilitar para essas crianças, a partir de hoje, uma melhoria em sua qualidade de vida, e consequente terão mais condições de aprendizado”, pontou Donato.