Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Julho de 2025 - 07:13

POLÍTICA

Vereadores alteram Lei Orgânica e Regimento Interno para eleições de mesa diretora

30 de Agosto de 2022 ás 08h 25min, por Maria Helena Benedet
Foto por ASSESSORIA

Os vereadores de Sinop se reuniram na tarde dessa segunda-feira (29), analisaram e votaram três projetos (lei, resolução) e seus respectivos pareceres, uma proposta de emenda a Lei Orgânica Municipal, duas moções de aplauso, dois requerimentos e 18 indicações.

 A proposta de emenda a lei orgânica nº 001/2022, trata sobre a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Com o novo texto, a eleição dos novos membros deixa de ser obrigatoriamente na última sessão ordinária do ano e poderá ocorrer durante o segundo semestre, no último ano de mandato da mesa. 

Conforme a emenda, o presidente, único responsável pelo ato, terá que convocar as eleições, por meio de portaria, no prazo de cinco dias úteis antes da votação. A posse da nova mesa ocorrerá somente na última sessão ordinária do ano e assume os trabalhos a partir do dia primeiro de janeiro do ano legislativo. As mudanças não alteraram o prazo de mandato da mesa, que é de dois anos.

 As mesmas alterações que também foram feitas no Regimento Interno a Câmara de Vereadores, por meio do projeto de resolução nº 008/2022. As propostas ainda deverão passar por outras duas votações. 

Foi na sessão que os vereadores também aprovaram, em segunda e última votação, o projeto que institui a campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes, seja comércio eletrônico ou pela internet. As ações de orientações sobre riscos e como prevenir os golpes devem ocorrer nas duas primeiras semanas de outubro. A campanha vai atender, principalmente, idosos com mais de 60 anos, maiores vítimas desse tipo de crime. A proposta será encaminhada ao Executivo para ser sancionada e passe a vigorar como lei. 

O requerimento que pede informações ao governo do Estado sobre as obras da escola estadual Cleufa Hübner, é resultado das sugestões de indicações da Câmara Mirim. A escola, que deverá atender 1,2 mil alunos, começou a ser construída em 2013 e até hoje não foi concluída. 

Melhorias para áreas como saúde, infraestrutura, trânsito e esporte, foram feitas por meio das indicações que serão encaminhadas às pastas competentes para que sejam atendidas pelo Executivo.