Stopa se reúne com Mendes, evita temas polêmicos e pede obras

O primeiro encontro entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito em exercício de Cuiabá José Roberto Stopa (PV) foi marcado por pedidos de obras na Capital e ausência de assuntos polêmicos, como as obras do BRT (ônibus de trânsito rápido).
O encontro ocorreu no fim da tarde de terça-feira (16), no Palácio Paiaguás, e foi articulada pelo deputado estadual Eduardo Botelho (DEM). Esta é a segunda vez que Stopa vai à sede do Executivo. No início do mês, porém, Mendes estava em viagem e ele foi recebido pelo vice, Otaviano Pivetta.
Stopa, que já foi secretário de Mendes quando este foi prefeito da Capital (2013-2016), afirmou que a conversa foi amistosa.
“Não foi uma reunião de decisão, mas vamos encaminhar alguns projetos. Pedi projetos na área de asfalto, porque Cuiabá precisa muito. Não saímos com o compromisso de que o governador vai nos atender, mas encaminharemos os projetos”, afirmou o prefeito em conversa com a imprensa após a reunião.
“E é isso que vamos fazer o mais rápido possível. Não discutimos VLT, BRT, nem nenhum assuntos polêmicos”, acrescentou.
A reunião marca uma aproximação da Capital com o Governo do Estado. Isso porque, Mendes e o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB) são rivais políticos e não dialogam. O emedebista está afastado desde o dia 19 de outubro, por supostas irregularidades na Saúde.
Emanuel sabia do encontro
Stopa afirmou, ainda, que Emanuel sabia do encontro entre ele e o governador. Segundo ele, a reunião não era "sigilosa".
“Obviamente, o prefeito Emanuel Pinheiro sabe da visita ao governador. Na minha vida, sempre ajo com transparência. Não tenho nada a esconder. A minha função é tocar Cuiabá e não deixá-la parar”, afirmou.
“Não vim em uma reunião sigilosa e não tem motivo para ser. É uma honra ser atendido pelo governador”, completou.
Obras em Cuiabá
Em nota, Mendes afirmou que a gestão é parceira de todos os Municípios e que tem feito obras também em Cuiabá.
“Discutimos vários projetos, em especial na Infraestrutura, para beneficiar a nossa Cuiabá. Nossa gestão é parceira dos municípios e temos sempre apoiado as boas iniciativas em prol da população”, afirmou.
Segundo ele, na Saúde, há dois grandes hospitais em processo de construção: Central e Júlio Muller.
Também foi inaugurado o Hospital Estadual Santa Casa e há outras unidades de saúde em processo de reforma e ampliação, como o Adauto Botelho. A gestão repassou R$ 2 milhões para a entrega da Hospital Lions da Visão, inaugurado em outubro deste ano.
Na Infraestrutura, foi concluída a Avenida Parque do Barbado; a Duplicação da Estrada da Guia; os 8,6 km da MT-402, que liga Chapada ao Distrito do Coxipó do Ouro; 23 km de asfalto novo na MT-020, no Distrito de Água Fria, no Manso; a ponte sobre o riacho Curicaca, sobre o córrego Aguaçu e sobre o córrego Água Branca.
Ainda está em andamento a finalização da Avenida 8 de abril, asfalto novo de 13 km na MT-400, restauração de 57 km da MT-251, o Rodoanel (em parceria com o Governo Federal), e muitas outras obras em processo de licitação/projeto.