MDB indica Teté para Secretaria, mas Mendes pede “nome técnico”

Com a saída de Silvano Amaral da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) prevista para ocorrer nas próximas semanas, o MDB tentou emplacar o nome da ex-deputada federal Teté Bezerra no cargo, sem sucesso. Silvano deixa a função para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Segundo apurou o MidiaNews, o nome de Teté teria sido indicado pelo marido dela e presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Bezerra, mas foi rejeitado pelo governador Mauro Mendes (DEM).
A justificativa para a negativa é de que Mendes busca nomes "mais técnicos" para preencher o cargo que será aberto não apenas na Agricultura Familiar, mas também em outras pastas onde os secretários também irão se aventurar nas eleições de outubro deste ano, como a Saúde (Gilberto Figueiredo) e Cultura, Esporte e Lazer (Alberto Machado).
Nos bastidores, foi apontado que a resposta dada por Mendes teria causado certo desconforto na relação entre DEM e MDB, que já vinha estremecida por embates anteriores, como em junho do ano passado, quando Bezerra ameaçou romper com o Governo também por conta de um cargo de indicação do seu partido no interior do Estado.
Fontes próximas do Paiaguás, no entanto, negam que haja qualquer estranhamento ou ameaça de rompimento do MDB, apontando que a Seaf seguirá sendo de indicação do partido, que fará a escolha de um novo nome em reunião prevista para ocorrer em fevereiro.
Saída de Silvano
Na semana passada, Bezerra já havia dito que o MDB não iria abrir mão da vaga que ocupa no staff do Governo Mauro Mendes, ainda que no momento o partido esbarre no problema da falta de nomes em destaque para preencher o cargo.
“Ninguém é insubstituível. O partido vai indicar outro nome para o cargo dele. Vou reunir a bancada e o nome vai sair dessa discussão”, disse.
Aliança com Mendes
Apesar de negar qualquer tipo de desconforto na relação com o Paiaguás, o presidente estadual do partido já afirmou que a aliança com Mendes nas eleições de 2022, caso ele decida sair à reeleição, ainda não é algo certo.
O líder do partido afirma que o MDB possui bons quadros para concorrerem ao Governo do Estado, caso essa seja a vontade das lideranças da legenda.
Um dos nomes citados com frequência dentro da sigla é o da deputada estadual Janaina Riva, que por sua vez já disse ter vontade de concorrer ao Governo no futuro, mas que atualmente estaria focada na reeleição.