Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 04:18

CORRIDA PELO PAIAGUÁS

Lafin, Leitão e Maris: PSDB avalia nome para disputar o Governo

27 de Setembro de 2021 ás 08h 08min, por LISLAINE DOS ANJOS
Foto por DIVULGAÇÃO

O PSDB em Mato Grosso discute internamente a viabilidade de lançar uma candidatura ao Governo do Estado em 2022. Para a disputa, três nomes já foram colocados à disposição: do prefeito de Sorriso Ari Lafin, do ex-deputado federal Nilson Leitão e do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris.

Segundo o Diretório Estadual do partido, as discussões internas já foram iniciadas e a definição de um candidato não significa um descontentamento da legenda com a atual gestão do governador Mauro Mendes (DEM).

Atualmente, o PSDB integra a base do democrata, que deve sair à reeleição, tendo o deputado Wilson Santos inclusive como vice-líder do Governo no Parlamento.

Até dois meses atrás, apenas o nome de Ari Lafin havia sido colocado à mesa para discussão. Já Francis Maris sairia candidato ao Senado, para a única vaga disponível para Mato Grosso.

Vinte dias atrás, porém, o ex-prefeito de Cáceres teria passado a “namorar” uma candidatura ao Palácio Paiaguás.

Nesse meio tempo, Leitão também se colocou à disposição para o cargo. O nome dele, aliás, teria sido sondado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que em caso de apoio, resultaria em seu rompimento com o ninho tucano.

Isso porque, o PSDB terá prévias internas em breve para definir um candidato à presidência da República. Hoje, a disputa está polarizada entre os governadores João Dória (SP) e Eduardo Leite (RS).

A definição interna do partido sobre quem será o candidato ao Paiaguás deve ocorrer entre os próprios postulantes até as convenções do ano que vem, sem necessidade de prévias internas, segundo o Diretório.

Apoio a Mendes

Conforme a Executiva Estadual, um partido do tamanho do PSDB que não tem candidatura própria, acaba, razão pela qual defendem o lançamento de um nome ao Governo do Estado.

Um apoio a Mendes na disputa poderia ocorrer em um eventual segundo turno, caso o adversário não seja o candidato tucano.