Esporte inclusivo e homenagem para Unemat são focos de projetos do vereador Célio Garcia

A ampliação da inclusão social por meio do esporte, o reconhecimento à atuação acadêmica e medidas de segurança e saúde pública são os temas das proposições do vereador Célio Garcia, aprovadas durante a 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (13) no plenário Jorge Abreu. O parlamentar teve aprovado o Projeto de Lei 132/2025, uma moção de aplauso e duas indicações.
O projeto autoriza o Executivo Municipal a instituir a Semana Municipal do Esporte Inclusivo, a ser realizada anualmente na primeira semana de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A proposta busca promover a inclusão social por meio do esporte, estimular a prática adaptada em escolas e associações, apoiar entidades que desenvolvem atividades inclusivas e conscientizar a sociedade sobre acessibilidade.
Na justificativa, Célio Garcia enfatizou que o esporte é instrumento de integração e superação. “Além de contribuir para a saúde física e mental, ele promove cidadania e respeito às diferenças, fortalecendo o compromisso do município com a igualdade de direitos”, afirmou.
O projeto aprovado ainda depende de sanção do prefeito Roberto Dorner para entrar em vigor.
Como forma de valorizar o ensino superior e sua contribuição ao desenvolvimento local, o vereador apresentou e teve aprovada a Moção de Aplauso 80/2025 aos professores do curso de Administração da Unemat, campus Sinop, pelo compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, especialmente durante as comemorações dos 35 anos do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT).
Entre as indicações, o parlamentar solicitou a construção de duas faixas elevadas com sinalização vertical e horizontal nas imediações da Catedral Sagrado Coração de Jesus, a fim de reforçar a segurança viária em períodos de grande fluxo de pedestres e veículos.
Também propôs que o Executivo institua a obrigatoriedade de realização do exame de tipagem sanguínea (ABO e fator Rh) em todos os nascidos vivos do município, medida que busca garantir maior segurança à saúde infantil e aprimorar o registro médico dos recém-nascidos.