Entenda os cargos e o que fazem os membros da Mesa Diretora da ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (TJMT) se prepara para a eleição de novos membros da Mesa Diretora do biênio 2023-2024. A votação está marcada para o dia 1° de fevereiro. Mas quais cargos compõem a presidência e o que fazem os parlamentares eleitos?
A partir dessa segunda-feira (20), a TV Centro América exibe reportagens especiais sobre o legislativo estadual. Esta é a segunda matéria da série.
O presidente da Assembleia é o chefe do parlamento. Segundo o sociólogo Alfredo da Motta Menezes, ele possui funções específicas e conduz os trabalhos da casa.
Caso o governador e o vice se ausentarem do estado ao mesmo tempo ou tiverem os mandatos cassados é o presidente da assembleia que assume o governo. Após ele, o primeiro secretário.
Durante seis anos, a presidência da ALMT foi composta pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União). Em 2021, o atual primeiro secretário, Max Russi (PSB), assumiu a chefia depois que Botelho foi afastado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que ele não poderia ser reeleito. Só que, um ano depois, o STF voltou atrás e o deputado retornou à presidência. Os mandados dos atuais parlamentares vão até 31 de janeiro. Para o próximo biênio, Botelho tenta novamente a reeleição.
Já a Mesa Diretora, é dividida em seis cargos e, atualmente, fazem parte os deputados:
- Primeiro vice-presidente - Janaína Riva (MDB)
- Segundo vice-presidente - Wilson Santos (PSDB);
- Primeiro secretário - Max Russi (PSB);
- Segundo secretário - Valdir Barranco (PT);
- Terceiro secretário - Delegado Claudinei (PL);
- Quatro secretário - Paulo Araújo (PP).
Depois do presidente, o segundo cargo mais importante da mesa é o de Primeiro Secretário. Ele divide com o chefe do parlamento a responsabilidade pelo orçamento da Assembleia. A função dos outros parlamentares, na prática, é substituir os titulares.