Elbio cobra implantação de centro para tratamento cardíaco de alta complexidade em Sinop

Evitar deslocamentos a grandes centros em busca de atendimento para o tratamento de doenças cardíacas de alta complexidade. Foi pensando nisso que, o vereador Elbio Volkweis (Patriota), sugeriu na sessão dessa terça-feira (2), na Câmara, a implantação de um centro de cardiologia, no hospital Regional de Sinop. O pedido, por meio de indicação, foi direcionado ao governador Mauro Mendes, ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Gomes, e aos deputados estaduais Janaína Riva, Gilberto Cattani e João José de Matos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem por ano, vítimas de doenças cardiovasculares, o que representa 35% da população diagnosticada. O vereador lembrou que os altos custos para o tratamento da enfermidade afeta principalmente a população de baixa renda que, sem condições de pagar pelos cuidados, engrossa ainda mais a fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“As pessoas de baixa renda não tem condições de pagar pelo tratamento, que é caro, depende do SUS e quando chega a vez de receber o atendimento ainda tem que ir para grandes centros, gastar o que não tem, para se tratar, fazer um exame ou até uma cirurgia”, observou. “Se tivermos um centro especializado aqui em Sinop, que atenda também os casos mais complexos, vai facilitar e muito a vida da população. Já passou da hora de Sinop tem esse centro, não há mais como esperar”, cobrou.
Foi dele também o pedido para que uma travessia elevada seja construída em frente ao Colégio Advance, localizado na Avenida Magda de Cássia Pissinatti, no Residencial Florença.
Elbio ainda apresentou, extrapauta, um requerimento que pede cópia das notas fiscais emitidas pelas empresas prestadoras de serviço ao IGPP (Instituto de Gestão de Políticas Públicas) que administra a UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) de Sinop. As informações são referentes ao período de 01/06/2022 a 30/04/2023. A cobrança do envio dos dados foi feito à Secretaria de Saúde do município.
Todos os pedidos feitos pelo vereador passaram pela apreciação da bancada parlamentar e foram aprovados. Agora serão direcionados aos órgãos e pastas competentes para serem atendidos.