Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 15 de Novembro de 2025 - 04:17

SUCESSÃO NO PLANALTO

“Direita errou muito e é maior cabo eleitoral de Lula”, diz deputado

03 de Novembro de 2025 ás 07h 14min, por GIORDANO TOMASELLI E VITÓRIA GOMES

O deputado federal Juarez Costa (MDB) criticou a atuação da direita no cenário nacional pois, segundo ele, o grupo tem cometido erros que beneficiam diretamente o presidente Lula (PT), que anunciou que disputará um quarto mandato em 2026.

“Acho que a direita, principalmente a extrema, errou muito e está sendo o maior cabo eleitoral do Lula. Um cara que saiu da cadeia, virou candidato, ganhou a eleição, está no governo, [vai sair candidato] sem enfrentar a máquina e ainda o adversário ajudando, fica complicado [derrotá-lo]”, disse o deputado à imprensa nesta quinta-feira (23). 

Ele citou como um dos erros da oposição a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como da “Blindagem”, que tratava de dificultar a punição para deputados e senadores por eventuais atos ilícitos que cometessem.

O deputado classificou a PEC, que acabou sendo rejeitada pelo Senado, como um "vergonha" e "erro grotesco" da oposição. Para ele, se a direita continuar errando, o cenário de fortalecimento de Lula se manterá.

Nomes da direita

Juarez disse que sua esperança para a eleição presidencial era o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), que no momento parece ter recuado de sua candidatura à presidência, onde concorreria no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e não disputará. 

“Eu apostava muito no Tarcisio, mas estou vendo o Tarcisio recuar. Eu acho que a gente estava apostando tudo no Tarcisio, eu não sei, mas pelas últimas conversas que olhei, eu acho que ele não vem não”, completou.

O emedebista afirmou também que não acredita na candidatura de alguém da família Bolsonaro para representar o ex-presidente. 

O deputado vê o nome de Ratinho Jr., governador do Paraná, como possível novo nome da direita para ser o candidato de 2026, entretanto, apesar da boa atuação no Governo do Paraná, ele considera o nome de Ratinho fraco e pouco conhecido no cenário nacional.

Não acho que venha alguém da família Bolsonaro. Eu acho que vem o Ratinho, e aí tem um problema. Ele vai depender de um bom vice, porque o Ratinho é bom no Paraná, mas também não é conhecido no cenário nacional, essa é a grande realidade”, encerrou.