Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Julho de 2025 - 13:46

UNIÃO BRASIL

Dilmar diz que foi surpreendido com fusão: “Faltou diálogo”

09 de Novembro de 2021 ás 13h 14min, por CÍNTIA BORGES
Foto por Mayke Toscano/Secom-MT

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) afirmou que foi surpreendido pela diretoria do DEM Nacional sobre a fusão com o PSL, para criação do União Brasil.

A junção das siglas foi aprovada em convenção entre o Democratas e o PSL no início do outubro, em Brasília. Agora, o processo de fusão é analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá sobre a oficialização do novo partido.

De acordo com Dilmar, faltou habilidade política para que houvesse um dialogo maior com as bases. 

“Faltou habilidade do partido a nível nacional, e principalmente das lideranças - não só de Mato Grosso, mas de outros Estados. Faltou a informação vir mais fácil, antes de sermos surpreendidos pela decisão”, afirmou.

“Agora é aceitar, e engrandece o partido a nível nacional e em Mato Grosso. Agora é fazer o nosso trabalho e tentar manter os deputados que estão no PSL, para fazer essa união comigo e [Eduardo] Botelho na Assembleia”, acrescentou.

Segundo Dilmar, com a fusão das siglas, a prioridade é trabalhar a candidatura à reeleição do governador Mauro Mendes (DEM) e as chapas para deputados estaduais e federal.

“Agora, nossa prioridade é o Governo do Estado e as candidaturas deputados estadual e federal”, afirmou.

União Brasil

A partir da aprovação do União Brasil foi formada uma comissão instituidora que enviou o processo de fusão ao TSE.  A expectativa é de que o partido seja oficializado pela Justiça Eleitoral até fevereiro e já tenha número nas urnas nas eleições do ano que vem.

O União Brasil nasce com 81 deputados federais e se tornará a maior bancada da Câmara Federal, desbancando o PT que, desde 2010, ocupa o posto. 

Em Mato Grosso, o cenário se repetirá e a nova sigla terá também a maior bancada, com seis parlamentares: quatro do PSL e dois do DEM.