Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Março de 2024 - 22:06

COMITIVA

Comitiva visita Campo Grande para conhecer modelo de destinação de emendas da assistência social

10 de Agosto de 2022 ás 16h 18min, por Igor Marangon
Foto por ASSESSORIA

Os vereadores Paulinho Abreu (PL), Mário Sugizaki (PODE) e o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Elbio Volkweis (Patriota), visitaram na última terça-feira (9), a Câmara Municipal de Campo Grande-MS, com o objetivo de conhecer o modelo do Plano de Aplicação de recursos do Fundo de Investimentos Sociais adotado pelo parlamento da capital sul-mato-grossense, e que se tornou referência nacional na destinação de verbas para entidades de assistência social e de saúde.

Além dos vereadores, compõe a comitiva sinopense o secretário de Administração, Thiago Andrade de Carvalho e a supervisora de convênios da prefeitura, Elis Regina Venâncio. O grupo foi recebido pelos vereadores Beto Avelar, Tiago Vargas, além do presidente da Casa de Leis, vereador Carlos Augusto Borges e o diretor do Apoio Legislativo, Márcio Goulart

A transparência e o acompanhamento da aplicação dos recursos para a saúde e assistência social foram ressaltados pelos parlamentares. “Em Campo Grande é muito mais transparente a aplicação desses recursos de emenda quando vão para as entidades. As entidades precisam ter um projeto pronto, os vereadores analisam e aprovam, então é um modelo muito mais claro, mais transparente com o dinheiro da nossa população”, enfatizou Elbio, que também discursou no Plenário durante a realização da sessão ordinária.

O vereador Carlão, presidente da Câmara campo-grandense, agradeceu e reforçou a importância da visita da comitiva. “Muito importante recebermos o Legislativo de Sinop, uma cidade que cresce muito. Vieram aqui trazer coisas boas para nós e também levar as coisas boas que temos aqui. Hoje Campo Grande é referência nacional, temos coisas boas e é importante atendermos as cidades do interior do País”,

No modelo adotado para a destinação de recursos, os vereadores fazem uma ampla discussão e análise das entidades antes da proposição de emendas, de maneira muito criteriosa. Entre as documentações exigidas e analisadas para que os recursos cheguem às entidades está, por exemplo, a necessidade do Estatuto Social com promoção a saúde, certidões vigentes e sem impedimentos, plano de trabalho e projetos de execução. 

Para o vereador Mário Sugizaki, a visita possibilita aperfeiçoar os trabalhos no município de Sinop. “Temos nossas emendas impositivas que são distribuídas e cada vereador tem liberdade para fazer essa distribuição, mas é importante entendermos de que forma isso será empregado pelas entidades. Entendemos que em Campo Grande tem um modelo ideal e viemos conhecer para melhorar nosso sistema e implementar mudanças que possam ser favoráveis e mais efetivas para fiscalizar a aplicação dos recursos”, reforçou. 

As mudanças e aperfeiçoamento do modelo de destinação de emendas impositivas estão sendo pensadas e aplicadas em conjunto com o executivo.  “Viemos aqui na Câmara conhecer esse mecanismo para tentarmos melhorar o controle e acompanhamento das emendas que são destinadas a entidades. Queremos nos espelhar no modelo, aproveitando o que há de bom para implantar no nosso município”, afirmou o vereador Paulinho Abreu. 

Em fevereiro, a supervisora de projetos da prefeitura, Elis Regina, já havia visitado Campo Grande para conhecer esse modelo de aplicação de recursos do Fundo de Investimentos Sociais, e iniciado a implantação em Sinop. Agora, com a visita da comitiva, prefeitura e Câmara pretendem ajustar e adotar em definitivo o método utilizado em Mato Grosso do Sul.