Colega detona Abílio: “Marmanjo que se comporta feito moleque”

O deputado federal Abílio Brunini (PL) voltou a tumultuar a sessão Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) de 8 de janeiro, que ocorreu na tarde de terça-feira (1º). Na ocasião, prestava depoimento o ex-chefe do GSI Saulo da Cunha.
Durante a fala do colega Duarte Jr (PSB-MA), que estava sendo interrogado por Saulo, Abílio fez diversos gestos com a mão e chegou a mudar de lugar para provoca-lo. Por vezes, ele apontava diretamente para a cabeça de Duarte.
“Um marmanjo eleito por força do voto popular vem aqui e se comporta feito um moleque, isso não é postura de um parlamentar. Por atitudes como essa que a política tem perdido a credibilidade”, disse Duarte Jr.
O deputado chegou a pedir que Abílio fosse expulso da sala. Embora o presidente da comissão tenha negado o pedido, ele também repreendeu o mato-grossense ao ver os gestos.
“Vossa excelência reiteradamente está fazendo um papel aqui que não é condizente com o papel de um parlamentar e está envergonhando esta CPMI. O senhor está me obrigando a tomar uma atitude extrema. Não vai continuar essa palhaçada na CPI”, avisou.
“Eu vou exigir que vossa excelência se comporte. Não vai continuar essa palhaçada aqui na CPI”, exigiu.
Tumultos frequentes
Essa não é a primeira vez que o presidente da comissão repreende Abílio. No fim do mês passado, Arthur Maia ameaçou encaminhar o nome do mato-grossense ao Conselho de Ética devido às constantes interrupções sobre o discurso dos demais deputados.
Outra polêmica de Abílio envolveu a deputada federal Érika Hilton (PSOL/SP), que o acusou de transfobia na CPMI e que pediria a cassação do mandato dele.
Veja o vídeo: