Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 21 de Julho de 2025 - 07:13

POLÍTICA

Alunos participam de programa da Nasa e recebem moção de aplauso

08 de Fevereiro de 2022 ás 10h 48min, por Maria Helena Benedet
Foto por ASSESSORIA

Alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sinop, receberam na tarde dessa sexta-feira (4), moções de aplauso do presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriota). Oito alunos do instituto participaram do programa “Caça Asteroides”, desenvolvido pela Nasa, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI). A homenagem foi entregue na sala da presidência e também contou com a presença do vereador Professor Mário (Pode), do diretor do IFMT em Sinop, Rafael Chaves, e dos professores, Hélio Coelho De Ornellas, que também recebeu a moção, e Denis Alexandre de Rubim Costa.. 

O projeto, segundo Hélio, consiste no envio de imagens fornecidas pela Nasa, onde os alunos analisam o material à procura de asteroides. O professor explicou que, ao detectar o objeto, os estudantes marcam as coordenadas, fazem o relatório e enviam para a Nasa, que estudará o caso e definirá a órbita em que se encontra o asteroide identificado. Além de ser uma iniciação às ciências que desperta no aluno a curiosidade por métodos científicos, para o professor, o programa é uma forma de evitar catástrofes futuras. 

“Encontrar asteroides parece uma tarefa aparentemente simples, mas que pode representar, por exemplo, a salvação do planeta”, destacou. “Imagina que o asteroide pode estar em rota de colisão com a Terra e, ele descoberto agora, no futuro, poderá ser criado um programa, pela Nasa e outras instituições no mundo, para desviar a rota dele”, prevê. “Eles (alunos) já estão inciados (no estudo), conhecem os programas da Nasa e poderão trabalhar com isso no restante da vida acadêmica e quem sabe chegar lá”, apostou ao se referir sobre a possibilidade em despertar no aluno o interesse de ser astronauta. 

O presidente da Casa, lembrou que programas dessa natureza “são importantes para o desenvolvimento do aluno, pois, além de despertar a curiosidade sobre o sistema estelar, proporciona ao estudante um leque de informações que nem todos (estudantes) podem ter acesso”. “É um aprendizado que fica para vida toda e que enriquece muito o conhecimento do aluno”, disse Professor Mário.