Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 04 de Março de 2024 - 08:05

CRESCIMENTO

Sinop têm 5.405 novas empresas após desburocratização

08 de Dezembro de 2023 ás 11h 52min, por Luan Cordeiro
Foto por ASSESSORIA

Políticas públicas que funcionam como mola propulsora para o crescimento a passos largos de Sinop. Assim pode ser resumido o trabalho da Prefeitura, que desde 2021 vem concretizando e implantando ações para que o município avance nos trilhos do desenvolvimento e, constantemente, consiga quebrar recordes quando o assunto é desenvolvimento econômico.

Um dos pontos que reflete esse trabalho intenso, é a desburocratização implantada pela Administração para a abertura de novas empresas. Este fator contribuiu para que de janeiro e outubro deste ano, Sinop registrasse a abertura de 5.405 novos CNPJs, segundo dados do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal . Este número representa um crescimento 8,97% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram 4.960.

Esta desburocratização passou pelo início da operação da Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. Este sistema estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, sendo facilitador para Prefeituras e Associações Comerciais de municípios do Estado.

“Essa desburocratização foi um passo essencial para que os empreendedores de Sinop consigam abrir empresas de uma maneira mais rápida. E o nosso município é referência nacional na Redesim, interligando para que o contribuinte consiga acompanhar tudo de forma on-line, abrir a empresa de fato”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

O tempo médio de abertura de uma empresa em Sinop também reflete na prática a importância dessa desburocratização. Quando analisado o cenário nacional, esse tempo em 2023 é em média de 1 dia e 3 horas, enquanto na Capital do Nortão é de 15 horas. Já o tempo de registro de empresas, é em média de 14 horas à nível de Brasil e de 2 horas em Sinop. O tempo de viabilidade é similar, com média de 13 horas.

Outro fator que auxilia o aumento de novas empresas, é o  trabalho constante e intenso realizado por meio do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), que atua com ações para o crescimento e consolidação de micro e pequenas empresas. O CAE trabalha em conjunto com o Sebrae, prestando assessoria, auxílio na busca de linhas de crédito, contribuindo diretamente com os empresários. 

Fator que evidencia os serviços do CAE é que das 5.405 novas empresas abertas em 2023, 4.971 são microempresas e 264 são empresas de pequeno porte. Além disso, segundo o Mapa de Empresas, das 26.225 empresas ativas em Sinop, 22.382 são micro e 2.035 de pequeno porte. 

“O crescimento de novas empresas em Sinop é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, demonstrando que nossa cidade oferece um ambiente propício para o empreendedorismo avançar e contribuir para a prosperidade de nossa comunidade. Demonstra a confiança que as pessoas têm no potencial de expansão do município”, completou o prefeito Roberto Dorner. 

Confira o número de abertura de novas empresas mês a mês