Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 16:34

PONTOS BASE

Secretaria realiza 1.900 ações de organização do trânsito em cruzamentos com alta circulação

30 de Novembro de 2021 ás 14h 41min, por Roneir Corrêa
Foto por ASSESSORIA

Com objetivo de organizar e controlar o fluxo de veículos em pontos considerados críticos da cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano realiza, diariamente, os chamados “Pontos Base”, que consiste na presença da Guarda Civil Municipal (GCM) no horário de maior fluxo para conter a velocidade e possíveis colisões nesses locais. Desde janeiro, já foram realizadas 1.900 ações.

O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, explica que os pontos são escolhidos de acordo com o registro de índice de acidentes e, logo, cruzamentos em que há maior circulação de veículos automotores, como a exemplo do cruzamento da avenida André Maggi com avenida Dom Henrique Froehlich, em frente ao cemitério. Neste ponto a circulação de veículos é grande por ser a junção de duas grandes e importantes vias públicas de Sinop.

“A gente faz o levantamento de estatística nos cruzamentos em que está acontecendo o maior número de acidentes, dia e horário. Em cima desse mapeamento, fazemos o planejamento para que a guarda faça o ponto base com o giroflex da viatura, ligado, a fim de reduzir o número de acidentes no local”, explicou ele.

O secretário afirma que a presença da viatura e a guarda faz o condutor redobrar a atenção ao se aproximar do cruzamento. “Ao ver a guarda de longe, ele [condutor] redobra atenção. Entendemos com a literatura que temos, que isso diminui o número de acidentes, afinal, o maior número de acidentes em Sinop não é por falta de sinalização, mas por falta de atenção do condutor. O vilão é a imprudência”, disse.

Na manhã de hoje (30) a guarda esteve organizando o fluxo de veículos no cruzamento da avenida André Maggi com avenida dos Jequitibás; na avenida Alexandre Ferronato com rua João Pedro Moreira de Carvalho e no cruzamento da avenida Governador Júlio Campos com avenida das Itaúbas. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre a necessidade de cumprir com as regras de trânsito para prática de direção defensiva e, sobretudo, manter uma velocidade controlada ao circular na área urbana.

Além desses pontos, outros que recebem, com muita frequência, ações de controle de tráfego são os cruzamentos da avenida Jacarandás com avenida das Embaúbas; avenida das Figueiras com avenida Governador Júlio Campos; avenida das Itaúbas com Governador Júlio Campos; avenida das Sibipirunas com avenida dos Flamboyants; avenida André Maggi com avenida dos Pinheiros; avenida das Sibipirunas com avenida dos Tarumãs; avenida dos Jacarandás com avenida dos Flamboyants e entre outros.

Sacramento ressalta também que para um trânsito com menor incidência de acidentes, é bastante importante a compreensão dos condutores e a obediência às sinalização e regras de trânsito. “É de suma importância que os motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas respeitem às sinalizações, diminua a velocidade ao transitar pelas ruas e avenidas, que sinalizem corretamente a intenção de conversão e adotem diariamente as demais ações para que aumente a segurança no trânsito. A educação no trânsito refletirá positivamente e diretamente nos índices de acidente”, alertou.

Desde o início do ano, a secretaria realizou, também, 123 ações de conscientização, entre palestras em escolas e empresas, e, blitze educativas. Bem como 6.707 atendimentos ao público, a implantação de 101.169 metros quadrados (m²) de sinalização horizontal (pintura no solo) e instalação de 2.157 unidades de placas de sinalização.