Secretaria de Trânsito dá início à padronização da preferência das ruas e avenidas
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, deu início na sexta-feira (12) ao processo de padronização do fluxo de veículos nas ruas e avenidas do bairro Jardim Florença. O trabalho consiste na troca de preferência das vias, igualando-as ao restante da cidade. Todas as vias que seguem no sentido da rodovia federal BR-163 passam a ter prioridade na passagem dos cruzamentos.
A Secretaria destaca que o Jardim Florença, desde sua criação, sempre foi o único bairro com o fluxo de preferência invertido em relação aos demais bairros do município. “Hoje iniciamos esse processo de troca. Estamos atualizando a sinalização para que a preferência passe a ser para os veículos que seguem no sentido da BR-163, assim como já acontece nos demais bairros”, comentou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Geraldo Campagnaro.
O secretário da pasta, Wesney Sodré, esclarece que a mudança visa garantir maior segurança a quem transita no bairro, evitando colisões devido à cultura de circulação nos demais bairros de Sinop. “Essa mudança vai padronizar o trânsito e ajudar a evitar acidentes no local. A cidade de Sinop está crescendo muito e os bairros mais distantes, como é o caso do Florença, estão sendo ligados a outros bairros e o fluxo de veículos, naturalmente, aumenta. Este era o único bairro com circulação de preferência invertida. Os demais bairros seguem um padrão, que é o sentido à BR-163”, explicou.
A segurança está em o motorista, acostumado a circular pelos demais bairros, chegar ao Jardim Florença e provocar uma colisão devido à naturalidade do fluxo no restante da cidade. “O motorista que circula em Sinop já sabe que a preferência é de todas as ruas que vão no sentido da rodovia federal, e quando chega aqui no bairro Florença, encontra outra realidade, o que causa estranheza. Por isso reformulamos o projeto de sinalização do bairro e demos início a essa troca”, comentou.
O processo de padronização seguirá nos próximos dias, e a Secretaria pede aos motoristas que redobrem a atenção ao passar pelo bairro e fiquem atentos às placas de sinalização.