Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 04:54

CÂMERA NAS FARDAS

“Se é para produzir prova tem que usar da Guarda Municipal à PF”

08 de Agosto de 2022 ás 07h 39min, por VITÓRIA GOMES
Foto por Christiano Antonucci

O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, defendeu o uso de câmeras nas fardas desde que sejam instaladas em todos os agentes das forças de segurança.

Segundo Bustamante, não seria justo colocar o aparelho apenas em policiais militares, pois poderia causar a impressão errada em relação ao trabalho da PM.

“A Polícia Militar não é melhor nem pior do que ninguém, mas não podemos deixar só ela usar. Por que não a PRF, os policiais penais? Se um vai usar, todo mundo tem que usar, esse é o conceito que tenho”, afirmou.

“Porque parece que um trabalha melhor ou pior que os outros e não é assim que funciona. Se é para produção de provas tem que usar do Guarda Municipal até a Polícia Federal’, completou.

O secretário ainda declarou que o tema é complexo, principalmente pela logística de como pode ser aplicado em Mato Grosso. No Brasil, a ferramenta é utilizada, até o momento, em três Estados: São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.

No entanto, na opinião de Bustamante, deveria haver uma padronização nacional neste estilo de monitoramento e não uma regra em cada Estado.

Com a intenção de mudar isto, o secretário contou que levou, junto com o Colégio Nacional de Secretários, uma proposta para o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, solicitando uma “uniformização” no uso da ferramenta no Brasil.

 “Esse conceito de que o policial vai ficar exposto demais com a câmera é um conceito muito temerário, porque vai estar falando que o policial não trabalha da forma constitucional que tem que ser. Acredito que nós policiais estamos maduros o suficiente para usar essa câmera”, finalizou.