Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 19:04

Direito do Consumidor

Representante do Procon estadual levanta demandas da unidade de Sorriso

26 de Maio de 2022 ás 10h 03min, por Nádia Mastella

A Unidade do Procon em Sorriso recebeu, nesta terça-feira (24 de maio), a  conciliadora da Superintendência Estadual de Defesa do Consumidor,  Gisela Simona. De acordo com o coordenador do Procon sorrisense, Robson de Moura, durante a visita técnica, a superintendente verificou a estrutura, condições e deficiências que a unidade apresenta. A unidade, que funciona no Ganha Tempo e é ligada ao Governo do Estado, via Procon Estadual, conta com apoio da Prefeitura de Sorriso para seu funcionamento.

“Na ocasião foram constatadas as necessidades de aquisição de equipamentos, assim como de contratação de mais servidores, para dar vazão com mais celeridade à demanda de reclamações registradas no órgão”, relata Moura.

Ainda segundo o gestor do Procon local, com o relatório das demandas apresentadas, a superintendente deve intermediar o pedido de reforço para a unidade de Sorriso junto à Delegacia do Consumidor (Decon), ao Governo do Estado e também ao Ministério da Justiça.  “Tudo isso acarretará na melhoria dos atendimentos prestados pelo Procon de Sorriso”, comenta Moura.

Tudo integrado e 100% online

Na oportunidade, Gisela também partilhou orientações sobre o novo sistema do Ministério da Justiça  para o registro de reclamações no Procon, ProConsumidor.  De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até o próximo ano, sendo que em muitas cidades já está em funcionamento.

O coordenador local aproveita para convocar os fornecedores para que, junto ao Procon, façam o cadastro necessário para aderir ao sistema ProConsumidor, para que possam ter acesso às demandas dos consumidores diretamente no sistema. “Haja vista que a partir do dia 1.º de junho estaremos utilizando de forma integral o envio de documentos e disponibilização dos procedimentos via plataforma digital, é muito importante que os empresários venham até o  Procon fazer este cadastro pois, a partir disso, poderão acompanhar, remotamente, todas as movimentações relativas a  suas empresas”, lembra.

Para cumprir com seu objetivo de facilitar o atendimento ao consumidor e trazer mais celeridade aos procedimentos, o ProConsumidor centralizará todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma.

Além disso, a plataforma será mais simples e mais rápida, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o consumidor.mj.gov.br, o que possibilitará uma atuação mais célere nas demandas dos usuários.

Diante dessas mudanças, o ProConsumidor pretende evitar retrabalho, compilando tudo em um só lugar, e tornar o trâmite do processo mais ágil, utilizando alternativas como audiências e realização de acordos de forma online.