Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 09:22

PREVENÇÃO

Prefeitura faz ação em bairros com oferta gratuita de mamografias e coleta de preventivos

25 de Maio de 2022 ás 15h 52min, por Karoline Kuhn

A Prefeitura de Sinop está ofertando exames de mamografia e coleta de Papanicolau (preventivo) para as moradoras dos bairros Alto da Glória, Sebastião de Matos e Gente Feliz, por meio da Carreta do Amor. Os atendimentos são no formato livre demanda, com disponibilidade de 60 exames de mamografia e, 80, de coleta de preventivo, diariamente.

A mamografia está disponível para mulheres entre 40 e 69 anos, sem necessidade de solicitação médica. Já fora desta faixa etária, em caso de mulheres com sintomas ou histórico de câncer na família, o exame é feito mediante encaminhamento médico, emitido na Unidade Básica de Saúde de referência da munícipe. Já a coleta de Papanicolau é destinada às mulheres com vida sexual ativa, na faixa etária de 25 a 65 anos, também sem necessidade de pedido médico.

Os trabalhos, que seguem das 8h às 17h, começaram ontem (24) no bairro Alto da Glória, que segue sendo atendido hoje. Para amanhã (26) e sexta-feira (27), a carreta estará atendendo no pátio da UBS Sebastião de Matos para a população do bairro e região e, na próxima semana, segunda e terça-feira (30 e 31), na UBS Gente Feliz.

“Buscamos trabalhar a prevenção e, para isto, fizemos a aquisição destes exames, com recursos próprios da secretaria, para ofertar à nossa população.  Estamos atendendo um pedido do nosso prefeito Roberto Dorner, em cuidarmos da saúde das nossas mulheres”, reforçou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Para passar pela consulta, é importante que as moradoras apresentem os documentos pessoais e o cartão SUS.