Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 01:24

RESSOCIALIZAÇÃO

Prefeitura de Sinop e Conselho da Comunidade firmam parceria para oferecer trabalho aos reeducandos

15 de Janeiro de 2022 ás 12h 36min, por Da Redação
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Obras firmou, nessa semana, parceria com o Conselho da Comunidade de Sinop – CCS/MT, por meio do termo de fomento 001/2022, que tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de 56 reeducandos, que estão no regime semiaberto. Os trabalhadores vão ocupar vagas como Serviços Gerais, Operador de Roçadeira, Motoristas, Operadores de Tratores e Maquinários, Pedreiro, Mecânicos e Auxiliares em geral.

O Secretário da pasta, Remidio Kuntz, destacou a importância da prestação de mão de obra carcerária para o município e salientou o que Sinop espera de cada colaborador. A parceria tem uma previsão de duração de nove meses e proporciona aos reeducandos a ressocialização através da oportunidade de trabalho e do provimento de uma renda mensal para o sustento dele e da família.

O Sr. Juliano Heberle, coordenador de Projetos do Conselho da Comunidade, enalteceu a iniciativa do Poder Executivo Municipal, em oportunizar aos Reeducandos/trabalhadores que foram destacados, uma nova perspectiva. “O trabalho exercido durante a execução da pena privativa de liberdade é o principal fator de ressocialização, sendo essencial para a melhoria do sistema prisional brasileiro como um todo, e em âmbito local, resulta em melhorias na vida dos munícipes de Sinop. Dessa forma, a sociedade se sentirá mais segura, ante a diminuição, ou mesmo a não ocorrência de crimes em seu meio e, de outro norte, um cidadão regenerado estará sendo novamente engajado no seu convívio”, pontuou.

Antes de serem encaminhados para o local de trabalho, os reeducandos passam por um processo de análise de perfil, em qual suas habilidades e comportamentos são avaliados. Essa ação é vital para que a instituição e toda a sociedade tenha o retorno esperado.

O reeducando ressocializado, empregado e reinserido na sociedade resulta na redução de reincidência criminal e com isso melhora a segurança pública do nosso Município.

O Termo e Fomento é administrado pelo Conselho da Comunidade de Sinop, através dos seus diretores José Magalhaes Pinheiro e Denovan Isidoro de Lima e fiscalizado e acompanhado por comissão interna da prefeitura municipal de Sinop e está outorgado pela Lei Federal 13.019/2014.