Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 09:55

"RISCO DE VIDA"

Policiais penais paralisam atividades na Penitenciária Central

25 de Maio de 2022 ás 15h 45min, por MIDIA NEWS
Foto por DIVULGAÇÃO

Os policiais penais que atuam na Penitenciária Central do Estado (PCE) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (25), a paralisação dos serviços não essenciais na unidade pelos próximos quatro dias.

Dentre as principais demandas estão o baixo efetivo operacional e a falta de equipamentos necessários para a prestação de serviços no dia a dia.

Segundo Amaury Neves, presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), as atuais condições representam um risco para a vida dos servidores.

“Estamos à mercê de uma tragédia, os servidores estão correndo risco de vida. Tem plantão em que contamos com apenas três policiais penais para trabalhar na contenção da maior penitenciária do Estado”, explicou Neves.

Atualmente a penitenciária abriga 2,5 mil reeducandos, entre eles detentos de alta periculosidade e integrantes de facções criminosas. Mais de 90 desses detentos trabalham nas obras de reforma e ampliação da unidade.

Neves alerta para a possibilidade de fugas e prática de atividades ilícitas diante da falta de efetivo, o que pode comprometer os procedimentos de segurança.

Já em relação aos equipamentos usados no dia a dia dos policias penais, um dos principais problemas está nos de comunicação.

Conforme a categoria, o número de rádios HT, que são os comunicadores portáteis utilizados pelos servidores dentro da unidade, é insuficiente e costuma apresentar problemas diante da interferência dos bloqueadores de sinal de drones.