Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 13 de Agosto de 2022 - 13:31

JARDIM BOTÂNICO

Obras do Parque Jardim Botânico de Sinop começam nessa quarta-feira

11 de Janeiro de 2022 ás 11h 41min, por Everton Medeiros
Foto por ASSESSORIA

Serão iniciadas nessa quarta-feira (12) pela manhã, as obras do Parque Jardim Botânico de Sinop. Os trabalhos serão executados pela empresa vencedora da licitação, que recebeu a ordem de serviço assinada e a autorização pro início das obras, no final de dezembro, com investimento previsto de R$13,7 milhões.

O parque Jardim Botânico, será construído na Reserva R-3, onde atualmente está instalado o viveiro Municipal. O recurso para a construção é de emenda parlamentar do Senador Wellington Fagundes, por meio de convênio da prefeitura de Sinop com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Esse projeto foi redesenhado nessa gestão do prefeito Roberto Dorner, pelas equipes do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), para que pudesse ser aprovado.

O projeto conta com todas as licenças ambientais, emitidas pelos órgãos competentes. Para a execução dos trabalhos, serão feitas adequações na vegetação, com replantio e ampla arborização, reinserindo árvores nativas. Pode ser necessária a retirada de plantas leucenas, espécie invasora que causa degradação de outras árvores.

“A unidade de conservação jardim botânico possui um conselho gestor, que criou um grupo de trabalho de execução da obra, formado por professores universitários, da Unemat e UFMT, além de servidores públicos e representantes de órgãos ambientais. Desse modo, as obras serão acompanhadas, para que sejam executadas seguindo todas as diretrizes de infraestrutura e ambientais, delimitadas nos projetos e licenças”, destacou a Secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.

A empresa vencedora licitação é a NG Engenharia, fundada em Brasília, que está há 20 anos atuando no mercado. Em Sinop já executou obras de pavimentação e infraestrutura. Nesse primeiro momento serão realizados os trabalhos de limpeza, considerando o período chuvoso, delimitação do perímetro de atuação e análise técnica do terreno. Logo após, inicia-se a próxima etapa, da terraplanagem. No total do contrato, a empresa executará os serviços de Infraestrutura, urbanístico, iluminação, arborização e paisagismo.

O parque terá, entre os principais itens de sua estrutura: 6 quadras de areia; 2 pórticos de entrada; 3 quadras poliesportivas; 1 quadra de tênis, 2 banheiros; 1 prédio administrativo, com auditório para 150 pessoas; mobiliário urbano do parque, como quiosques, lixeiros e mais de 500 bancos; iluminação; parques infantis; ilhas com equipamentos de ginástica; paisagismo, entre outros itens. Além disso, será feita drenagem, pavimentação, passeio público e sinalização viária no parque.