Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Maio de 2024 - 07:18

PRÓXIMO ANO

Nova turnê "Salve o planeta Brincando" começa a ser preparada para 2024

17 de Novembro de 2023 ás 08h 21min, por Maurício Küster
Foto por ASSESSORIA

Os artistas Tchó e Béppi finalizaram a turnê de apresentações da peça "Salve o Planeta Brincando". A última cidade a receber os artistas foi Guarantã do Norte, onde se apresentaram de forma gratuita aos estudantes da escola Municipal Beija-flor. O projeto foi uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, por meio da Ação Cultural, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado.

Ao longo de outubro e novembro, os humoristas percorreram as cidades de Sorriso, Sinop, Colíder, Matupá e Guarantã do Norte, levando informações sobre os cuidados ambientais às crianças e jovens, por meio do humor. Durante a peça, temas como o cuidado com a água, descarte correto do lixo, combate à dengue e a preservação da natureza foram apresentados.

Em Guarantã do Norte, o prefeito Érico Stevan Gonçalves fez parte da plateia e destacou que a peça é um grande incentivo às crianças para realizarem ações que impactam positivamente a sociedade. Ele também incentiva os demais gestores a levarem a apresentação aos municípios.

"A gente percebe a relevância das pautas que foram tratadas dentro da escola com brincadeiras, mas que são muito sérias. Aqui em Guarantã foi exemplo para os prefeitos que buscam também essas parcerias, elas chegam nas escolas, motivam as crianças e por consequência os adultos", destacou o prefeito.

Para a diretora geral da Ação Cultural, Viviene Lozi, o projeto proporciona para muitas crianças a primeira experiência com o teatro, além de ser uma ferramenta para torná-las cidadãos mais conscientes.

"Partimos da premissa básica de que é na infância o momento mais propício para se estimular o aprendizado e o desenvolvimento de qualquer habilidade. Os nossos trabalhos, na grande maioria, são desenvolvidos buscando a transversalidade que a cultura proporciona com outras áreas. No caso do espetáculo 'Salve o Planeta Brincando', temos a educação e a cidadania como base para que os estudantes possam reconhecer a importância de ações simples que impactam positivamente no seu ambiente, tanto escolar, quanto na sociedade em que esse aluno vive", ressaltou a diretora.

Em 2024, o trabalho deve atingir mais 10 cidades do norte e médio norte de Mato Grosso, além da região do Araguaia, conforme destaca Fábio Mezzacasa, autor do texto e intérprete do Béppi.

"Temos novos parceiros que foram motivados pelo sucesso dessa temporada. São investidores estaduais e nacionais que entenderam a importância e viram resultados na união da arte com a informação. Creio que podemos fazer duas temporadas novas em cidades diferentes, se tudo ocorrer conforme o planejado," definiu Mezzacasa.

Tchó e Béppi são dois colonos atrapalhados, que em meio a seus diálogos retratam questões sociais através do humor. Interpretados pelos artistas Luciano Vendrame e Fábio Mezzacasa, os dois ocupam os palcos do Brasil há 18 anos. A dupla ainda conta com programação diária no rádio e na televisão, além de forte presença digital nas redes sociais.