Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 03 de Outubro de 2024 - 15:34

PEIXES MORTOS

Mais de 800 peixes morrem após chuvas arrastarem lixo para lago de MT

30 de Setembro de 2024 ás 19h 13min, por Beatriz Schaffer, TV Centro América
Foto por DIVULGAÇÃO

Cerca de 800 peixes morreram no lago do Parque Ecológico, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, após o registro de chuvas na última quinta-feira (26), no município. De acordo com o secretário adjuto de Meio Ambiente, Juliano Mezallira, esse fenômeno acontece todo ano, ao fim do período de estiagem.

Segundo Mezallira, o que levou a morte foi a alta quantidade de resíduos na água, que poluíram e diminuiram o nível de oxigênio no lago. Ele ressaltou que, durante as chuvas, a água de drenagem chegou até o lago já poluída.

O secretário contou ainda que, apesar dos esforços para aumentar a oxigenação da água, como a instalação de sistemas de circulação, essas ações não foram suficientes para lidar com a grande quantidade de sujeira acumulada. A expectativa é que chuvas contínuas ajudem a renovar a água do lago, minimizando a morte de mais peixes.

Para realizar a remoção dos peixes mortos, equipes de meio ambiente foram até o local e fizeram a coleta dos animais, junto a uma empresa especializada em descarte de resíduos.

Durante alguns dias, o odor característico da decomposição pode ser perceptível, mas as autoridades informaram que estão adotando medidas para mitigar os impactos e garantir a saúde do ecossistema local.