Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 17 de Julho de 2025 - 14:50

MAIOR DO MUNDO

Inpasa anuncia investimento de R$ 9 milhões em Centro de Serviços Compartilhados em Campinas

16 de Julho de 2025 ás 10h 17min, por Julia Briante, Inpasa
Foto por ASSESSORIA

Como parte de um pacote estratégico de modernização e fortalecimento organizacional, o Grupo Inpasa acaba de anunciar a implantação de seu novo Centro de Serviços Compartilhados (CSC), localizado em Campinas (SP). A estrutura, que entra em operação plena no início de julho de 2025, terá como foco a centralização de serviços administrativos como finanças, controladoria, contabilidade, jurídico e atendimento interno.

Com a iniciativa, a companhia passa a contar com oito operações no Brasil, incluindo as unidades industriais em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS), Sidrolândia (MS) e Balsas (MA), a planta em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA), o escritório corporativo em São Paulo (SP), e agora o novo centro administrativo em Campinas, que integra a estrutura do Grupo e atende a Inpasa.

“Estamos comprometidos com a solidez da nossa estrutura corporativa, reforçando a governança e criando bases ainda mais robustas para continuar crescendo de forma organizada e sustentável. Já estamos em processo de implementação do novo Centro de Serviços Compartilhados, que vai beneficiar diretamente nossos profissionais, com serviços mais ágeis e padronizados, e contribuirá para sustentar o desempenho da empresa nos próximos ciclos”, afirmou o vice-presidente de Gestão e Finanças da Inpasa, Fernando Zioli Alfini.

Com investimento de R$ 9 milhões, o CSC foi projetado como parte do plano de modernização e eficiência operacional da empresa. A unidade será estruturada com processos padronizados e base em metodologias de melhoria contínua, como o ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar, agir). Algumas áreas atuarão em regime 24 horas por dia, permitindo fluidez nas demandas e oferecendo suporte mais eficaz às unidades.

Além da presença física, o Centro contará com interfaces digitais de atendimento, incluindo aplicativo móvel, totens de autoatendimento e plataforma via computador, otimizando o acesso de profissionais, clientes e parceiros aos serviços administrativos da empresa.

O projeto começou a ser desenvolvido no início de 2024 e teve sua implantação iniciada em outubro do mesmo ano. Com a entrada em operação da nova estrutura, a Inpasa está também em fase de contratação de profissionais, reforçando sua aposta em pessoas como alicerce do crescimento.

“A criação do Centro reforça nosso compromisso contínuo com a excelência, ao aprimorar tanto a experiência dos nossos colaboradores quanto a qualidade dos serviços entregues aos nossos públicos. Essa evolução está diretamente alinhada à nossa missão de oferecer soluções limpas e sustentáveis para atender à crescente demanda global por energia”, concluiu o executivo.

No ano passado, a empresa alcançou receita bruta de R$ 14,9 bilhões e realizou investimentos da ordem de R$ 4,9 bilhões, focados principalmente na ampliação de sua capacidade produtiva. Embora não tenha anunciado novos aportes para 2025 até o momento, a companhia é reconhecida por seu dinamismo e por adotar estratégias sólidas e ágeis de crescimento, mantendo um ritmo constante de evolução e modernização.

Sobre a Inpasa

A Inpasa é uma biorrefinaria de etanol de grãos e uma das principais referências em inovação, eficiência e sustentabilidade no setor agroindustrial da América Latina. Fundada em 2006, no Paraguai, e com presença no Brasil desde 2018, a companhia atua na produção de biocombustíveis, etanol neutro, óleo vegetal, DDGS e energia renovável.

Com uma estrutura industrial altamente tecnológica, a Inpasa opera com capacidade anual de produção de 5,8 bilhões de litros de etanol, 3 milhões de toneladas de DDGS, 245 mil toneladas de óleo vegetal e 1.513 GWh de energia elétrica. Sua operação envolve o processamento diário de 35 mil toneladas de milho e sorgo, além de uma robusta capacidade de armazenagem de grãos, que chega a 6,2 milhões de toneladas.

Integrando práticas sustentáveis com soluções industriais de alta performance, a companhia se posiciona na vanguarda da bioeconomia global, contribuindo ativamente para a transição energética e o desenvolvimento de cadeias produtivas mais limpas e circulares.