Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Junho de 2021 - 01:35

PARCERIA ESTADO E MUNICIPIO

Governador anuncia criação de nova Escola Militar Tiradentes em Sinop; unidade terá 800 vagas

07 de Maio de 2021 ás 11h 06min, por Andréia Fontes
Foto por David Borges

Com capacidade inicial para 800 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a nova escola Tiradentes de Mato Grosso será instalada em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) e vai funcionar no prédio da Faculdade de Tecnologia (Fastech).

A definição da nova unidade foi anunciada pelo governador Mauro Mendes, durante agenda no município nesta semana. A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura Municipal é a realização de um sonho antigo da comunidade.

A gestão da escola será da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O município vai custear o aluguel do prédio.

Mauro Mendes destacou o alto padrão de qualidade do prédio e agradeceu a parceria do prefeito Roberto Dorner. O governador enfatizou que o Estado tem investido em escolas com excelente infraestrutura física, e que vai continuar construindo e reformando unidades em vários municípios, além de buscar a climatização de 100% dos prédios e investir na área pedagógica.

“Acabamos de depositar R$ 3.500,00 na conta dos professores para comprarem notebooks e vamos dar um plano de internet por três anos. Com isso queremos melhorar as ferramentas dos professores para melhorar a qualidade do ensino público de Mato Grosso”, reforçou Mauro Mendes.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatizou que a Seduc já está tomando as providências para a criação da nova unidade escolar e que a previsão é que ela entre em funcionamento no segundo semestre deste ano.

“Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem de nossos estudantes. A criação das escolas militares é uma destas ações e ocorre com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, destaca o secretário.

Alan Porto ainda enfatiza o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi de 4,5, a menor nota nas escolas militares foi de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb foi de 3,4, nas escolas militares foi de 4,9 a 6,2.

Criação

Conforme prevê a legislação estadual sobre o tema (Lei 11.273, de 21 de dezembro de 2020), por não se tratar de transformação de escola estadual em escola estadual militar, não haverá a necessidade de realização de audiência pública para debater o assunto em Sinop.

Para receber a nova escola, o prédio da Fastech terá apenas que passar por algumas adequações, de acordo com o Major PM Manoel Benedito Fernandes Dantas, que já foi escolhido como o diretor da escola. “O prédio é novo, com ótima estrutura. Apenas algumas adequações no corpo administrativo, refeitório e cozinha serão feitas”.

Expansão

A Escola Militar Tiradentes de Sinop será a 13ª de Mato Grosso. Atualmente são 12 escolas militares, em 12 cidades. Quatro foram aprovadas entre 2020 e 2021 e as outras sete foram criadas entre os anos de 2017 e 2019. Antes, existia somente a tradicional E.E. da Polícia Militar Tiradentes, criada em 1986, em Cuiabá.

Além das escolas militares, Mato Grosso tem ainda uma unidade cívico-policial, a E.E. Presidente Médici, em Cuiabá, que neste ano passou a ter gestão compartilhada entre a Seduc-MT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MT).

As escolas militares ficam em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara, Alta Floresta e Confresa.