Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 08 de Julho de 2025 - 15:47

GERAL

Experiência de Sinop inspira Primavera do Leste na estruturação do Atendimento Pré-Hospitalar

08 de Julho de 2025 ás 09h 09min, por Roneir Corrêa
Foto por ASSESSORIA

Como case de sucesso,a parceria entre a Prefeitura de Sinop e o Corpo de Bombeiros, se tornou referência para o estado de Mato Grosso. Em execução no município desde de 2022, o serviço de Atendimento Pré-Hospital (APH) junto à prestação de serviço do Corpo de Bombeiros, é modelo para outros municípios no estado que busca humanização e qualidade nos atendimentos aos pacientes atendidos pelos socorristas do Corpo de Bombeiros.
 
Sinop recebeu, na última semana, o vereador Herbert Vianna, do município de Primavera do Leste,cidade distante 720Km da Capital do Nortão,localizado na mesorregião sudeste do estado, que buscou conhecer o modelo do serviço prestado em Sinop. O objetivo é apresenta-lo ao Poder Executivo daquela cidade,para que seja ampliado e melhorado os atendimentos de saúde aos pacientes, possibilitando uma sobrevida aos que precisam dos serviços do Corpo de Bombeiros naquele município.
 
“Lá em Primavera a gente precisa inovar, e o que é inovação, tecnologia e vai melhorar para o cidadão, a gente tem que copiar. Esse projeto é sucesso aqui, pelo que eu enxerguei, pude ver aqui, pessoalmente,  conhecer a estrutura, não tenho dúvidas, isso é modelo para todo Mato Grosso e, com certeza, vai para Primavera do Leste. Em nome de todos os vereadores de Primavera do Leste, nosso prefeito Sérgio Machnic, com certeza vamos copiar e levar para lá”, disse o parlamentar.
 
Vianna destacou ainda que o sucesso do serviço se deve aos números positivos de atendimentos e sobrevida aos pacientes que utilizam desse modelo. “Eu pude ver os números aqui. Quantas vidas puderam ser salvas e é isso que nos interessa, salvar vidas. É sempre fazer  o melhor para nossa população”, concluiu.
 
O secretário de Saúde de Sinop, Érico Stevan, destaca que o protocolo de APH está ativo há, pelo menos, três anos e já pôde colher os frutos de boas práticas, se consolidando como uma prestação de atendimento humanizado e de qualidade à população.
 
“É um projeto que está em andamento na cidade de Sinop desde de 2022 e com um grande parceiro que é o Corpo de Bombeiros, no município de Sinop, com essa proposta, mais saúde, do prefeito Roberto Dorner e vice Paulinho. Hoje estamos recebendo o vereador de Primavera, que veio conhecer e levar inovação, qualidade de vida e humanização no atendimento e é isso que agente vem fazendo,e que, agora, podemos servir, com maior expertise, a qualidade que temos aqui para os moradores de Primavera do Leste e aos mato-grossenses no geral”, acrescentou.
 
O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Lucas Brito, fala da importância da parceria com o Poder Executivo de Sinop nesse projeto que visa conceder sobrevida e qualidade de atendimento aos pacientes.
 
“Esse trabalho de integração vem desde 2022 salvando vidas com essa parceria com a Secretaria de Saúde de Sinop e Corpo de Bombeiros, para melhorar e dar mais qualidade ao nosso atendimento de APH. Então de maneira interativa nós apresentamos o processo de integração para o município de Primavera do Leste, para que eles analisando, possa estudar a viabilidade de implantação desse serviço lá também”, explicou.
 
Brito destaca que a equipe, desde a implantação desse serviço, conta com uma equipe médica qualificada nos atendimentos do Corpo de Bombeiros e que a presença médica nos veículos de intervenção pré-hospitalar da unidade, tem possibilitado a adoção de procotolos que concedem um aumento de vida ao paciente até a chegada para atendimento no hospital.
 
“Desde 2022 nós temos dois médicos no nosso contexto de atendimento diário. Desses dois médicos, nós temos um que fica na regulação, no atendimeto via telefone, e o outro na rua, que é o intervencionista. Temos também o enfermeiro e técnico de enfermagem e o bombeiro presente nessa equipe de socorristas, oferecendo mais qualidade e um protocolo de atendimento onde possibilita algumas manobras ali, que antes dessa equipe, não podíamos fazer. Então esse protocolo traz sobrevida, mais qualidade no atendimento e procurando melhorar nosso serviço aqui para os cidadãos da região norte, explicou ele.
 
A enfermeira Adriana Andrade explica que um dos procotolos adotados no atendimento, que foi possível após o projeto da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros, é a entubação, que melhora o quadro clínico do paciente.
 
“As ambulâncias são compostas por todos os equipamentos, para que façamos todos o procedimentos que é feito dentro de uma unidade intra-hospitalar. Hoje conseguimos fazer uma entubação, na ocorrência, então a sobrevida do paciente, para chegar até o hospital, é maior. Então a gente consegue dar essa chance de vida maior ao paciente”, expôs Adriana.
 
Sinop é a primeira cidade no estado de Mato Grosso a desenvolver o projeto. O serviço desenvolvido no município, um case de sucesso, serviu de exemplo para Sorriso, que já está com os trabalhos funcionando, e para capital Cuiabá que está em fase de implementação. Primavera do Leste deve ser a próxima cidade a receber esse modelo de APH.