Cuiabá sediará Feira de Negócios e Inovações Tecnológicas com debates sobre soluções
Foto por ASSESSORIA
Cuiabá sediará, entre os dias 25 e 27 de novembro, a Feira de Negócios e Inovações Tecnológicas, um dos principais destaques da 3ª Semana das Engenharias, Agronomia e Geociências. Realizado pelo Instituto de Engenharia de Mato Grosso, com apoio do Crea-MT, Confea e Mútua-MT, o evento reunirá profissionais, estudantes e empresas para discutir o futuro da engenharia e as soluções que impactam diretamente o desenvolvimento do estado.
A abertura ocorrerá na terça-feira, 25 de novembro, no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa busca aproximar academia, setor produtivo e entidades de classe em um momento crucial para Cuiabá, especialmente após os alagamentos do dia 17 de novembro, que reforçaram a necessidade de ampliar o debate técnico sobre drenagem urbana, mobilidade e planejamento.
Para o presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, Rodrigo Senra, a Semana das Engenharias representa um marco importante para o setor, especialmente em um estado que cresce rápido e enfrenta desafios estruturais cada vez mais complexos. Segundo ele, Mato Grosso precisa de respostas integradas, planejadas e baseadas em conhecimento técnico, capazes de transformar o cenário atual da infraestrutura e preparar as cidades para um futuro mais seguro e eficiente.
"A engenharia é responsável por soluções estruturais que determinam a segurança, a funcionalidade e a qualidade de vida nas cidades. Reunir especialistas, profissionais e estudantes fortalece a formação técnica e amplia a nossa capacidade de enfrentar problemas que se repetem há décadas. A Semana das Engenharias reforça o compromisso do IEMT com a inovação, com a responsabilidade técnica e com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso", afirma.
A programação reúne palestrantes de referência em suas áreas. No dia 25, a partir das 15h30, a especialista em comunicação estratégica Dayane Nascimento apresentará a palestra 'Marketing para o Início da Carreira Profissional'. Em seguida, às 16h30, Painel sobre 'Inovação e aplicabilidade do concreto protendido' com o engenheiro civil Toshio André Maluf Sasaki e Aminadabe Ferreira falará sobre "inovação e aplicabilidade do concreto protendido' ao lado de Rodrigo Senra, com a proposta de aprofundar técnicas essenciais para obras mais resistentes e preparadas para eventos climáticos extremos.
A abertura oficial do evento será a partir das 18h30, ainda no auditório da FAET -UFMT, com palestra magna com o advogado tributarista Dr. Daniel Guimarães, às 19h30, com o tema 'Engenharia de Crédito' mostrando as transformações recentes do sistema tributário que influenciam obras, projetos e negócios. O encontro pretende aproximar conceitos jurídicos e soluções técnicas, ampliando a compreensão sobre como a engenharia também se conecta ao ambiente econômico.
No dia 26, a partir das 19h, a programação segue no Auditório Sara Attílio Caporossi do Crea-MT, com o debate sobre "infraestrutura urbana e mobilidade", que terá o engenheiro civil José Mura e o secretário de Infraestrutura de Cuiabá, Reginaldo Alves Teixeira, como painelistas. Já no dia 27, também a partir das 19h, o professor da UFMT, Marcus Cardoso e Murilo Castanho dos Santos aprofundará os desafios e alternativas para o transporte urbano, destacando a importância da integração entre academia e poder público.
A Feira de Negócios e Inovações Tecnológicas se consolida como um espaço de diálogo qualificado, troca de experiências e fortalecimento do setor, com debates que abrangem desde formação profissional até inovações aplicáveis às obras e serviços essenciais do estado.
Sobre o IEMT
Fundado em 1960, o Instituto de Engenharia de Mato Grosso é uma das entidades técnicas mais tradicionais do estado. Atua na promoção da formação continuada e na integração entre profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, além de contribuir para debates sobre infraestrutura, planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade. Por meio de cursos, seminários e parcerias institucionais, o IEMT fortalece a atuação técnica e a produção de conhecimento em Mato Grosso.