Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 03 de Julho de 2025 - 23:32

ATENÇÃO

Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho

03 de Julho de 2025 ás 11h 45min, por JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

As contas de energia elétrica seguem com cobrança extra no mês de julho. A bandeira tarifária permanece em vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida, adotada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reflete o aumento dos custos de geração de energia devido à escassez de chuvas e à necessidade de uso de usinas termelétricas, que são mais caras.

Para os lojistas, o momento exige atenção redobrada aos gastos com eletricidade nos estabelecimentos. A CDL Sinop reforça que medidas simples de economia podem fazer diferença no fim do mês, especialmente em períodos de maior movimento no comércio.

Cuidados como apagar luzes em ambientes vazios, utilizar iluminação natural sempre que possível, realizar a manutenção preventiva de equipamentos elétricos e ajustar o uso do ar-condicionado – que costuma ser um dos vilões da conta – são atitudes que ajudam a reduzir o impacto no orçamento.

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, serve justamente para indicar o custo real da geração de energia no país. Em meses de bandeira verde, não há cobrança extra. Já nas bandeiras amarela ou vermelha, o valor da conta aumenta proporcionalmente ao consumo.

Com a manutenção da bandeira vermelha, é essencial que os comerciantes estejam atentos ao uso racional da energia elétrica, tanto para aliviar os custos operacionais quanto para contribuir com o equilíbrio do sistema energético nacional. Economizar energia neste momento é uma estratégia inteligente que ajuda no caixa da empresa e, de forma coletiva, beneficia toda a cadeia produtiva.