Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 04 de Março de 2024 - 07:41

MEIO AMBIENTE

Com meta de tornar Sinop a cidade mais arborizada de MT, secretaria inicia cronograma de plantio

07 de Dezembro de 2023 ás 10h 53min, por Luan Cordeiro
Foto por ASSESSORIA

Melhorar a qualidade do ar, proporcionar mais sombras, deixar Sinop ainda mais bonita e torna-lá a cidade mais arborizada de Mato Grosso até 2030. Estes são alguns objetivos do trabalho de plantio de mudas realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cujo cronograma foi iniciado hoje (07), na Escola Municipal de Educação Básica Marizete Weber, no bairro Cidade Alta.

Na unidade escolar, o plantio contou com a participação dos alunos, que aprenderam passo a passo como plantar uma árvore, para que cresça saudável. Dentre as espécies plantadas estão Murta, Falso Pau Brasil, Pau Brasil Verdadeiro, Ipê Amarelo de Jardim, além de árvores frutíferas. 

“Vamos avançar em mais escolas e temos também avenidas a serem plantadas. É uma cobrança da nossa população, também uma meta da nossa Secretaria e um pedido do prefeito Roberto Dorner”, destacou o secretário da pasta, Edilson Rocha Ribeiro. 

A diretora da unidade escolar, Rosecléa Gotardo do Novais, ponderou os benefícios que a ação proporcionará. “Nós precisamos de árvores nesta região. Sinop é uma cidade muito quente, então precisa ser arborizada. Nossas crianças terão um lugar a mais para fazer atividades fora da sala de aula, já que temos um pátio bastante grande, gramado e estava faltando as árvores. Então, que bom que vieram”.

Nas próximas semanas, o plantio também atenderá as escolas Rodrigo Damasceno, Camping Clube, Solange Ferronato, além de importantes avenidas como a Jatobás, Perimetral Sul, Itaúbas, Perimetral Norte, André Maggi e Jacarandás. 

A arborização urbana de Sinop vem sendo prioridade do executivo e, em maio, a Prefeitura e a União das Entidades de Sinop promoveram o II Workshop de Arborização Urbana de Sinop, com o tema “Plano Gestor de Arborização - Saúde e Qualidade de Vida".

Na ocasião, foram realizados cursos, além de palestras com especialistas de Sinop, São Paulo, Rio de Janeiro, Alta Floresta e outros locais, além de representantes da Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU). Entre outros pontos, o Workshop contribuiu para o alinhamento da meta de tornar Sinop a cidade mais arborizada do Estado até 2030.