Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 27 de Maio de 2022 - 10:55

SUA ESMOLA NÃO AJUDA

Campanha encabeçada pela Assistência Social visa a diminuição das pessoas em situação de rua

14 de Maio de 2022 ás 18h 03min, por Ana Paula dos Santos
Foto por ASSESSORIA

Por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, foi lançada na noite de quinta-feira (12), a Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA”. Juntamente com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua de Sinop (CIAMP), a campanha visa a promoção da dignidade e diminuição das pessoas em situação de rua em Sinop.

“O objetivo dessa Campanha é mostrar que a esmola não ajuda, muito pelo contrário, ela pode estimular o consumo de álcool e outras drogas, a violência social e exploração infantojuvenil. Por isso, é uma campanha orientativa, nós queremos mostrar para a população que pode sim continuar doando e ajudando o próximo, porém direcionando as doações para o local correto, para as entidades e instituições que de fato ajudam as pessoas a conquistarem sua autonomia e a saída das ruas”, explicou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.

A criação da Campanha possui a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e  Trânsito. “Essa é uma demanda atendida diariamente pela Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe de Abordagem Social do CREAS, mas é muito importante lembrarmos que esse assunto também diz respeito a Saúde, já que temos inúmeros casos de pessoas com dependências químicas e transtornos mentais,  diz respeito a Segurança Pública, porque muitas vezes existe vandalismo, importunação, assédio e pequenos delitos. É um responsabilidade do Trânsito, já que presenciamos diariamente algumas pessoas pedindo nos semáforos e atrapalhando as vias, e é também uma responsabilidade de toda a sociedade que precisa se conscientizar sobre a melhor forma de realizar um encaminhamento para uma pessoa em situação de rua”, explicou a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, durante a apresentação dos trabalhos realizados pela equipe do CREAS. 

O lançamento da Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA” contou com a presença dos membros do CIAMP, secretários, diretores e servidores do Executivo Municipal, vereadores e empresários. Durante o evento realizado no auditório do Ministério Público Estadual, a Secretaria de Assistência Social realizou a apresentação de todos os dados referentes a abordagem, serviços oferecidos e o cronograma das ações da campanha, que abrange uma série de atividades como blitz orientativas no trânsito, entrevistas, instalação de placas e outdoors na cidade.

BLITZ

A primeira ação da Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA”, foi realizada na manhã desta sexta-feira (13) com a entrega de panfletos no trânsito e orientação aos motoristas. 

A Campanha também possui um site com as orientações em relação ao acolhimento adequado, depoimento de pessoas acolhidas e ações já realizadas pelo Comitê.

www.ciampsinop.com