Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 05 de Julho de 2022 - 17:17

PETI

Assistência Social promove capacitação técnica de combate ao trabalho infantil

16 de Junho de 2022 ás 12h 20min, por Ana Paula dos Santos
Foto por ASSESSORIA

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, promoveu uma capacitação técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A capacitação que aconteceu na tarde de ontem (14), no auditório do Previ Sinop, foi voltada para todos os técnicos de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de profissionais da área da Saúde e Educação.

O treinamento teve como objetivo aprimorar as ações de identificação e enfrentamento do trabalho infantil em Sinop. “Esse é um tema que merece e precisa da nossa atenção. Na Assistência Social lidamos diariamente com esses casos, e é de fundamental importância que saibamos identificar cada um deles, além de encaminhar para a resolução desse problema e atuar em rede para promover a prevenção do trabalho infantil”, pontuou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.

O (PETI) é a principal política pública para erradicação do trabalho infantil vigente no país. A técnica de referência do Programa e servidora da Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Simone Garcia, elogiou a equipe de Sinop e o trabalho desenvolvido no município. “É muito importante que um município que já é referência na prevenção e combate ao trabalho infantil, como Sinop, continue buscando capacitação e ampliando o programa”, pontuou.

No âmbito da Assistência Social, o CREAS realiza a busca ativa para identificação nos territórios da incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua. O principal serviço ofertado para o enfrentamento de situações de trabalho infantil é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) pertencente à Proteção Social Básica, esses grupos que funcionam dentro do CRAS complementam o trabalho social com famílias realizado pelo Serviço de Atenção Integral a Famílias (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos(PAEFI).

As denúncias de trabalho infantil podem ser realizadas pelo DISQUE 100, no CREAS, Conselho Tutelar e Delegacia Especializada.