Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Novembro de 2025 - 11:05

MONITORAMENTO

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

20 de Novembro de 2025 ás 07h 38min, por Willian Silva

Parceria entre Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e proprietários rurais tornou o Pontal do Marape, em Nova Mutum (298 km de Cuiabá), o primeiro assentamento 100% monitorado de Mato Grosso, com o programa Vigia Mais MT, beneficiando mais de 1,5 mil moradores.

Foram disponibilizadas pela Sesp aos moradores 12 câmeras, sendo 11 fixas com imagem em alta resolução e gravação noturna, além de uma Speed Dome que possui zoom de até 2,5km, rotação de 360 graus, além de infravermelho para gravação noturna.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou a importância da iniciativa da sociedade em expandir o alcance das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT e poder levar mais segurança em todo canto de Mato Grosso.

“O Vigia Mais MT é um programa criado justamente para que o Estado e a população unam forças contra a criminalidade, o Governo cede as câmeras e espaço na nuvem para armazenamento das imagens e a população, iniciativa privada ou instituições entram com o serviço de instalação e manutenção, fortalecendo a segurança e combatendo a criminalidade junto com o Estado”, reforçou.

A instalação das câmeras foi possível a partir da iniciativa da população e da Federação do Conselhos de Segurança (Feconseg-MT) com apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Barra do Garças e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Secretaria de Segurança Pública.

Até o momento, 95 associações e sindicatos já aderiram ao programa Vigia Mais MT, juntamente com 129 municípios, cinco secretárias e uma autarquia. Já foram distribuídas quase 20 mil câmeras e 18,6 mil estão em operação.