Equipe de Sinop disputa maior competição de voleibol da América Latina; evento começa dia 26

O município de Sinop participa com duas equipes, masculina e feminina, e 28 atletas, da maior competição da América Latina de voleibol. O evento acontece no estado do Paraná e será realizado entre os dias 26 de outubro e primeiro de novembro. Três países participam da competição: Brasil, Peru e Chile, e disputam em quatro modalidades: sub 13, sub 15, sub 17 e sub 19.
A professora Claodete Hasselstrom é a treinadora das equipes e acompanhará os atletas sinopenses nessa competição. “Essa competição tem mais de 20 anos que ela acontece em São José dos Pinhais, pertinho de Curitiba. Nós vamos ficar alojados em Curitiba, mas jogar em São José dos Pinhais. Ela reúne desde clubes, prefeituras, associações, todo tipo de equipes. Tem várias equipes de Mato Grosso que vão participar, mas assim, equipes de todo o país, e ela é a principal competição da categoria de base do país”, comentou ela.
Serão mais de 3.200 mil atletas e mais de mil jogos. Estão inscritas mais de 200 equipes de 10 estados brasileiros e o Distrito Federal, mais dois países. Por essa integração de clubes e atletas, a Taça Paraná se torna uma competição de alto nível técnico e possibilita intercâmbio dos atletas e aperfeiçoamento das técnicas para os clubes. “A competição lá, assim, o principal, além dela ter um nível técnico muito grande, que você faz esse intercâmbio, além das equipes do Brasil, nós temos algumas equipes da América Latina que participam também”, comentou a treinadora.
O diretor de Esporte, Rudy Roger, esclarece que todos os atletas irão representando o município e receberão incentivo da lei ao esporte. “Os atletas sairão da cidade com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, no dia 24, sexta-feira, e devem chegar na cidade de Curitiba no domingo, dia 26, onde participarão do Congresso Técnico que está programado para acontecer no final do dia. Esse encontro definirá as partidas. Esse ano participamos com seleção de atleta das equipes masculina e feminina do vôlei na modalidade sub 17”, explicou.
Competição
Os jogos acontecerão em dois municípios do estado do Paraná: São José dos Pinhais e Curitiba. Serão 13 ginásios utilizados nas mais de mil partidas que terão ao longo do evento.
Na modalidade sub 13, participarão seleção de atletas que nasceram entre os anos de 2013 e 2015. Na modalidade de sub 15, os atletas terão que ser nascidos entre os anos de 2011 e 2012. No sub 17, participarão atletas nascidos entre os anos de 2009 e 2010. Já no sub 19, serão atletas nascidos entre os anos de 2007 e 2008.