Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 01:44

Bons Indicadores

Sorriso fica com média geral 7,7 no Programa Previne Brasil

18 de Julho de 2022 ás 10h 06min, por Assessoria

O Programa Previne Brasil divulgou os índices alcançados pelos municípios no primeiro quadrimestre de 2022. E os números são bons para Sorriso. Somando todos os indicadores o Município ficou com nota geral 7,7 – o máximo é 10. “Em todos os itens relativos ao atendimento de gestantes na rede municipal alcançamos números acima da meta do indicador”, comemora o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo.

Hoje o Município está acompanhando aproximadamente 400 gestantes nas 28 Unidades de Saúde da Atenção Primária. Para os indicadores do Previne Brasil é analisado o atendimento à gestantes como consulta de pré-natal, exames realizado de sífilis e HIV e atendimento odontológico.

No caso do pré-natal devem ser realizadas no mínimo seis consultas durante o acompanhamento da gestante, sendo a primeira com captação precoce até a 12ª semana de gestação, sendo que neste indicador o município garantiu o percentual de 69% das mulheres atendidas na rede uma vez que a meta preconizada pelo programa é de 45%, número que foi ultrapassado pelo Município. 

O indicador também impõe que 60% das mulheres atendidas façam o exame para sífilis e HIV; mesma meta para o atendimento odontológico. 88% das mulheres grávidas acompanhadas pela equipe sorrisense já realizaram os exames e 79% já estão com acompanhamento odontológico. “A meta é sempre chegar aos 100%”, frisa Sílvio.

Já para o  exame citopatológico (preventivo), que é o método do rastreamento do câncer do colo do útero a meta é atingir 40% da população feminina do Município com o serviço. “Estamos com 31% de cobertura; temos muitas mulheres que realizam o exame na rede particular e não temos o acesso à esse número; já para aquelas que precisam fazer e não sabem onde ir, é só procurar o PSF mais perto de suas residências que esse exame é rotina na nossa rede”, destaca o gestor.

Outro item que o Município oferta na rede e é avaliado é a cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente. Além disso, é preciso acompanhar o percentual de pessoas hipertensas com consultas e aferição de pressão arterial realizada e o percentual de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada, ambos em cada semestre.  “Aproveitamos esse momento para ressaltar aos nossos pacientes hipertensos e diabéticos sobre a importância de acompanhar; é necessário buscar o apoio clínico da nossa equipe de forma contínua; assim como é preciso verificar o cartão de vacinas das crianças e manter atualizado”, ressalta.

O secretário ressalta ainda que rotineiramente são ofertados cursos para a equipe sobre o programa. “No dia 05 deste mês os profissionais médico e enfermeira da equipe de Caravágio receberam orientação da Gestão da Atenção Primária sobre o Previne Brasil”, diz Silvio.  Acrescenta ainda que todos os profissionais contratados também passam pelo treinamento. “É essencial para que possamos alimentar o sistema corretamente garantindo que as informações cheguem a nível de Ministério da Saúde”, explica.

O Previne Brasil

 O programa Previne Brasil foi instituído pela portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e implantado no ano de 2020. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para o município, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como prioridade a estruturação de um financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas à atenção primária e estreitar laços entre população e equipe de profissionais.