Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Maio de 2024 - 06:35

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Sinop participa do maior evento de cidades inteligentes do Brasil

21 de Março de 2024 ás 08h 32min, por Luan Cordeiro

Reforçando o compromisso da Prefeitura com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população, Sinop participa do Smart City Expo Curitiba, considerado o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que este ano tem como tema “Reinventando cidades para todos”. A participação da capital do Nortão é concretizada depois de ser premiada, em novembro de 2023, pelo Governo de Mato Grosso, na primeira edição do Prêmio Cidades Inovadoras. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, que representou Sinop no evento, destacou que a participação é importante para que exemplos de inovação sejam observados e, consequentemente, aplicados na cidade. “Sinop já tem as características de uma cidade inovadora, uma cidade sustentável e estamos construindo novas etapas de inspiração. Então, podemos neste evento, ter inspirações, saber o que deu certo e colocar Sinop no melhor caminho”.

Localizada em uma região estratégica do agronegócio brasileiro, essa participação demonstra, ainda, que Sinop está à altura de liderar não apenas no setor agro, mas também na vanguarda da transformação urbana, com uma população crescente e a necessidade de infraestrutura mais eficiente. “Transformação e inovação são os pilares que estamos construindo em Sinop e, certamente, estamos desenhando o futuro de nossa cidade com uma visão estratégica e sustentável, que fará toda a diferença lá na frente”, acrescentou o secretário. 

Ponto que demonstra que os olhares da Prefeitura de Sinop também estão voltados à inovação, é a criação da Lei Complementar Nº 210/2023, que dispõe mecanismos de incentivo à atividade tecnológica e inovativa, visando o desenvolvimento sustentável no município. 

Além disso, fruto desta legislação, foi realizada, no início deste mês, a Primeira Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITIS), que teve como objetivo principal, além de entender a realidade atual da área de ciência e tecnologia no município, be, como nomear um importante conselho que tem como papel nortear o desenvolvimento da inovação local.

Outros 11 municípios de Mato Grosso participam do Smart City Expo Curitiba, além do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.

Smart City Expo Curitiba

O objetivo do evento é reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

Nas edições anteriores (2018 a 2023), a Smart City contou com mais de 37 mil visitantes, de diferentes regiões brasileiras, além de outros países.