Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 12:18

INVESTIMENTOS NO TURISMO

Sinop cumpre requisitos e permanece no mapa do turismo 2022

04 de Abril de 2022 ás 15h 12min, por Vanessa Kienen
Foto por Vanessa Kienen

O município de Sinop foi certificado pelo Ministério do Turismo, para permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro, após atender a todos os requisitos de atualização do Programa. Dos 141 municípios de Mato Grosso, 80 permaneceram ou entraram no mapa este ano. O estudo avalia a infraestrutura, investimentos e ações para fomentar o setor, como estabelecimentos de hospedagem, alimentação e de lazer, incluídos no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur.

No relatório, Sinop está na categoria B, enquanto no estado somente a capital, Cuiabá, tem classificação A. A classificação leva em conta o desempenho da economia do turismo dos municípios, como a quantidade de meios de hospedagem, empregos gerados no setor e recebimento de turistas. O projeto permite que as regiões potencializem a atividade turística trabalhando em conjunto, o que possibilita que consigam benefícios do Governo Federal. 

As informações de cada município, como dotação orçamentária específica para o turismo, estabelecimentos e profissionais cadastrados, conselho de turismo ativo entre outras, são fornecidas pelas prefeituras. A cada dois anos, as informações e os documentos são atualizadas pelo Governo Federal.

A turismóloga da prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, é presidente da Associação Turística do Portal do Agronegócio, região turística a qual o município pertence e é atualmente sede. Ela explica a importância da participação no programa. “Trata-se de um instrumento que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país. Nesse momento, essa atualização do Mapa vem para fomentar políticas públicas mais precisas e assertivas para contribuir, de fato, para a recuperação econômica do país”.

A última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro foi lançada pelo Ministério do Turismo em 2019 e reuniu 2.694 cidades de 333 regiões turísticas, seguindo vigente até o primeiro trimestre de 2022.