Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 10:27

ORIENTAÇÕES DO PROCON

Procon Sinop traz orientações para compra segura no Dia dos Pais

11 de Agosto de 2022 ás 11h 33min, por Everton Medeiros
Foto por DIVULGAÇÃO

O Dia dos Pais está chegando e será celebrado nesse domingo (14). O Procon de Sinop preparou algumas orientações para uma compra segura e também para evitar surpresas indesejáveis. É preciso atenção dos consumidores na hora da compra dos presentes, bem como ter garantias contra defeitos e trocas futuras dos produtos.Confira as orientações:

DICAS NA HORA DA COMPRA:

Primeira dica vai para os pais! Conforme recentemente publicada, a Lei Estadual nº. 11.692/2022, determinou que, as instituições financeiras de qualquer natureza, não podem mais realizar qualquer oferta, proposta, publicidade ou tentar convencer aposentados e pensionistas a celebrarem qualquer tipo de contrato de empréstimo por telefone ou gravação de voz.

Sendo assim, não forneça: dados, fotos ou qualquer outra informação pessoal ao receber uma ligação telefônica, mensagens via SMS ou whatsapp. E, fique atento, pois, com a proibição estabelecida, alguns malfeitores podem se passar por representantes de agências bancárias e aplicarem golpes!

Fique atento com a garantia: Para os produtos não duráveis, o consumidor tem o prazo máximo de 30 dias da data da compra ou entrega do produto (art.26, inciso I do CDC), para: efetuar a troca por outro idêntico; solicitar a devolução do valor pago, ou; o abatimento proporcional do valor, caso queira trocar por outro produto (art.18, §1º, incisos I, II, III do CDC). Já os produtos duráveis, o prazo é de 90 dias (Art.26, inciso I do CDC).

Porém, antes de adquirir, confira se no estado de Mato Grosso ou em qualquer localidade mais próxima de sua residência, existe assistência técnica da referida marca. Caso venha apresentar defeito, facilita o recolhimento, conserto e devolução do produto.

Por fim, importante ainda: o consumidor testar o produto na loja, antes de retira-lo, e; caso tenha possibilidade troca, como ocorre comumente em lojas de roupas em razão do tamanho, cor ou modelo não agradarem quem recebeu o presente, confira atentamente o prazo e a forma e, preferencialmente, exija o combinado por escrito a fim de evitar constrangimentos.

Atualmente, Sinop é um grande centro comercial, portanto, dê preferência ao comércio local. Presente é importante, mas não se esqueça do elementar: um forte abraço e FELIZ DIAS DOS PAIS.

O Procon-Sinop/MT está localizado na Rua das Aroeiras, n.1.116, Setor Comercial, Telefone (66) 3531-1512/9.9998-8585.

Mensagem da equipe Procon:

Ser PAI é algo sobrenatural, divino, pois, contribuímos com a criação/criança. Colaboramos com a vida, retribuímos a dádiva recebida. Abraçar, cuidar, brincar, estender a mão, indicar o caminho a ser trilhado. Advertir, alimentar, ensinar, amar, abnegar, doar, ser exemplo de vida.

Ser pai vai além do ato conceber. É dar exemplo de vida, aconselhar, direcionar para o caminho da verdade, da ética e da moral. Pai é sinônimo de retidão, postura, exemplo.