Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 06:17

DIA DAS CRIANÇAS

Artigo: Procon de Sinop orienta para o consumo consciente no dia das crianças

11 de Outubro de 2021 ás 11h 03min, por

Neste dia das crianças o Procon de Sinop orienta pais e responsáveis. No momento das compras, pesquise, compare preços, faça o teste do produto na loja, verifique a qualidade dos produtos e serviços antes de adquirir.

Tenha sempre a atenção sobre a garantia de fabricação do produto. Por exemplo, uma bicicleta, sem garantia de fabricação não é um produto confiável. E fique atento aos seus direitos, certamente o vendedor dirá, que o produto tem 90 dias garantia, todavia, a garantia de 90 dias advém da lei 8.078, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Então, se não garantem o produto que vendem não é confiável, pois a confiança e a boa-fé são princípios básicos no momento da negociação.

Além disso, verifique se o produto adquirido tem assistência técnica na sua cidade, pois, muitas vezes o fornecedor vende produtos que a assistência técnica fica distante ou não há. Entretanto, mesmo nesta situação o consumidor, em tese, não ficará no prejuízo, todavia, é muito importante questionar essa realidade. QUESTIONE!

Para a segurança da criança verifique sempre se o brinquedo traz o selo do INMETRO, e veja também a faixa etária, pois existem brinquedos específicos para a idade da criança, justamente para se evitar acidentes.

É de extrema importância que as crianças acompanhem os pais nas compras, justamente para que elas aprendam a lidar com situações concretas, com o orçamento, dinheiro.

Pais alertem seus filhos sobre a importância das quatro operações matemáticas, pois no momento da negociação dos produtos e serviços é fundamental, conferir o preço, o troco, os juros, quantidade de parcelas, a qualidade do produto, etc.

Fique atento que se o fornecedor não lhe trata com dignidade, e não tira todas as suas dúvidas, NÃO COMPRE.

O Procon ainda orienta sobre a importância dos responsáveis em educar as crianças para um consumo consciente e na importância de economizarem, criar uma pequena “poupança”. Portanto, incentivem suas crianças para que economizem suas mesadas, façam uma planilha, de controle de gastos, e sempre priorizem as compras à vista.

Seja também um consumidor amigo do meio ambiente. Quando for descartar pilhas, aparelhos, games, brinquedos de qualquer espécie, faça da maneira correta, na nossa cidade existem vários pontos de coletas. Juntos construiremos um futuro cada vez mais equilibrado, pois somos responsáveis no cuidado com a nossa casa comum, o planeta terra.

Ressaltamos ainda que o art. 37 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, ressalta: “É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.” No parágrafo segundo dispõe: “É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da CRIANÇA, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”. Sendo importante salientar que as crianças possuem toda proteção do PROCON, nas relações de consumo.

Parabéns, muitas felicidades para todas as crianças.

Visitem-nos, estamos aqui para servir, pois, juntos construiremos um futuro cada vez mais saudável. E as crianças devem ser a nossa prioridade.

O PROCON disponibiliza gibis, manuais orientativos e o próprio código do consumidor, basta vir até o Procon localizado na Rua das Aroeiras, 1116, setor comercial, fone 3531-1512.